Viabilidade e limitações das teorias de clusters de negócios na abordagem de concentrações varejistas
Anexos
Informações
Título
Viabilidade e limitações das teorias de clusters de negócios na abordagem de concentrações varejistas
Autor(es)
Edison Yoshihiro Hamaji
Orientador(es)
Renato Telles
Data de Defesa
30/01/2019
Resumo
A presente pesquisa inventariou o conhecimento acumulado sobre clusters de negócios, considerando desde os primeiros sobre aglomeração de empresas desenvolvidas por Marshal, passando pelas contribuições de Porter, responsável pela denominação cluster para aglomeração de empresas e focalizando as contribuições mais recentes, como as de Zaccarelli e seus 11 fundamentos. A partir do levantamento de fatores estruturantes de clusters, desenvolvidos prioritariamente para clusters industriais e reconhecidos pela literatura, investigou-se a adequação das teorias existentes no estudo do fenômeno das concentrações varejistas, tratadas como clusters varejistas. Assim, o objetivo da presente pesquisa pode ser descrito como a averiguação de propriedade e competência das teorias sobre clusters de negócios na abordagem de clusters varejistas. Nesse sentido, procedeu-se a uma pesquisa baseada no método Delphi, de natureza eminentemente exploratória, envolvendo a comunidade cientifica brasileira, a partir de uma amostra constituída por reconhecidos professores titulados com publicação significativa na área de estudo. Os resultados indicam diferenças estatisticamente significantes de relevância dos fatores estruturantes para clusters varejistas e industriais, sugerindo limitações das teorias de clusters para o estudo das concentrações varejistas. Disto, infere-se a necessidade de desenvolvimento de novas perspectivas conceituais ou adaptação das bases existentes no avanço da compreensão de clusters varejistas. A sua relevância justifica-se pela associação da pesquisa bibliográfica com a pesquisa realizada com especialistas em busca de uma proposição de padronização de processos e fenômenos direcionados especificamente para clusters varejistas e, desta forma, colaborar com a criação e decisões de políticas públicas, uma vez que decisões equivocadas podem comprometer o seu desenvolvimento e a criação de novos projetos de clusters varejistas.
Resumo (EN)
The present research inventory the accumulated knowledge about business clusters,
considering from the first on the agglomeration of companies developed by Marshal,
through the contributions of Porter, responsible for the denomination cluster for
agglomeration of companies and focusing on the most recent contributions, such as
Zaccarelli and its 11 foundations. From the survey of structuring factors of clusters,
developed primarily for industrial clusters and recognized in the literature, we
investigated the adequacy of existing theories in the study of the phenomena of retail
concentrations, treated as retail clusters. Thus, the objective of the present research
can be described as the investigation of ownership and competence of theories about
business clusters in the approach of retail clusters. In this sense, a research based on
the Delphi method, of an eminently exploratory nature, was carried out involving the
Brazilian scientific community, based on a sample of recognized professors with
significant publication in the study area. The results indicate statistically significant
differences in the relevance of structuring factors for retail and industrial clusters,
suggesting limitations of clusters theories for the study of retail concentrations. From
this, it is inferred the need to develop new conceptual perspectives or adaptation of
existing foundations in the advance of the understanding of retail clusters. Its relevance
is justified by the association of the bibliographic research with the research carried
out with specialists in search of a proposition of standardization of processes and
phenomena specifically directed to retail clusters. And in this way to collaborate with
the creation and decisions of public policies, since, mistaken decisions can jeopardize
its development and the creation of new projects of cluster retailers.
Tipo
Palavras-chave
Cluster varejista, Cluster industrial, Cluster retail, Retail cluster
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto