Universidade Corporativa: alinhamento estratégico e contribuições para o desenvolvimento de competências organizacionais
Anexos
Informações
Título
Universidade Corporativa: alinhamento estratégico e contribuições para o desenvolvimento de competências organizacionais
Autor(es)
Marcelo Barbosa dos Santos
Orientador(es)
Ademir Antonio Ferreira
Data de Defesa
28/03/2008
Resumo
Na chamada Nova Economia ou na Sociedade do Conhecimento, as barreiras deixam de existir, a competitividade se processa em nível global e o acirramento da concorrência, entre outros fatores, obrigam as empresas a estarem permanentemente orientadas no sentido de aumentarem a sua capacidade competitiva. Assim, a qualificação e preparo dos colaboradores, especificamente dirigidos às novas demandas empresariais e com alto alinhamento estratégico, são requisitos básicos para a manutenção dessa capacidade. Por conta disso, a Universidade Corporativa se apresenta como um instrumento capaz de contribuir com o desenvolvimento da estratégia de negócios da empresa.
Resumo (EN)
ln the new economy or in the society of knowledge the barriers leave to exist, the competitive is in global level and the competition compel organizations to be in a constant direction to expand their competitive capacity. ln this sarne cenary, factors as capital and location lose the relevance, and the importance ofknowledge be come a way to improve the competitive position.
Thus, the constant qualification and prepare of collaborators is an basic requirement to the conservation of competitive capacity.
Therefore, the Corporate University presents like an instrument capable to contribute with the development of organization' s business strategy. Then, the question to be answer is: what is the contribution of Corporate University for the development of organization' s business strategy ?
To answer this question will be consider several concepts and themes: Permanent Education, Trainning and Development of Human Resources, Knowledge Management, Corporate Education, Corporate University, Strategy and Education.
Tipo
Palavras-chave
Educação Corporativa, Competências, Universidade Corporativa
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Organizações: teoria, comportamento e gestão
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto