Uma investigação da estratégia voltada para o consumidor no ramo supermercadista: um estudo de caso da COOP – Cooperativa de Consumo
Anexos
Informações
Título
Uma investigação da estratégia voltada para o consumidor no ramo supermercadista: um estudo de caso da COOP - Cooperativa de Consumo
Autor(es)
João Maria Goulart Dubus
Orientador(es)
Ernesto Michelângelo Giglio
Data de Defesa
10/03/2008
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar e discutir a presença da estratégia voltada para o consumidor final, no ramo supermercadista, na região da Grande São Paulo. Apesar de antigo, o tema de estratégia é relevante e muito debatido. A base teórica parte da teoria de Stakeholders como escola de pensamento de suporte à estratégia denominada Orientação para o Mercado. A afirmativa básica é que a orientação para o consumidor no ramo supermercadista possibilita uma diferenciação e resultados acima da média do mercado, em contraposição às estratégias predominantemente dirigidas por fatores como preços da concorrência e investimentos em lojas e equipamentos. Foi realizado um estudo exploratório de caso único na Coop – Cooperativa de Consumo, que apresentava sinais de ser um caso especial de estratégia voltada para o consumidor, com triangulação de dados por meio de entrevistas pessoais individuais com gestores e com consumidores, participação em reuniões de trabalho e pesquisa documental, tanto em documentos acadêmicos quanto da empresa. Os resultados sustentaram a afirmativa de que a estratégia de orientação para o mercado traz resultados e desempenho satisfatórios à organização que a segue. Ao final, comentam-se alguns limites da pesquisa exploratória de caso único e sugerem-se alguns temas de pesquisas.
Resumo (EN)
The purpose of this study was to investigate and to discuss the presence of the customer oriented strategy at the supermarket sector in the Great São Paulo area. Despite it is not new, the strategy subject is relevant and has been much discussed. The theoretical concept is based on the stakeholders theory as a support to the market orientation strategy. The basic statement is that the customer orientation at the supermarket sector results in differentiation and outcomes above the market average, in contraposition to the strategies predominantly guided by factors as competition prices and investments in stores and equipments. An unique case exploratory study was carried through at Coop - Cooperativa de Consumo, which showed signals of a special case of customer oriented strategy, with data triangulation through individual personal interviews with managers and customers, work meetings and desk researches in both academic and company documents. The results of the study supported the statement that the market orientation strategy brings satisfactory benefits and performance to the company which follows it. At the end of the study, some limits of the unique case exploratory research are shown as well as some research subjects are suggested.
Tipo
Palavras-chave
Stakeholders, Estratégia de Orientação para o Mercado, Supermercados
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto