Um Estudo Exploratório Sobre a Influência da Internet nas Mudanças Estratégicas: Uma Investigação no Mercado Imobiliário.
Anexos
Informações
Título
Um Estudo Exploratório Sobre a Influência da Internet nas Mudanças Estratégicas: Uma Investigação no Mercado Imobiliário.
Autor(es)
Paulo Gomes Pereira
Orientador(es)
Ernesto Michelangelo Giglio
Data de Defesa
09/05/2006
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar a influência da internet nas mudanças estratégicas. Este estudo é pertinente devido ao grande avanço da internet nos negócios, mais especificamente os imobiliários. Nesse negócio, a internet veio oferecer um diferencial, através de serviços, como o que possibilita ao consumidor visualizar as ofertas de imóveis sem custo físico.
A revisão bibliográfica mostrou muitos conceitos de estratégia e o que parece mais adequado ao nosso objetivo é o que se refere aos valores dos consumidores, ou como é conhecida, “estratégia orientada ao consumidor”.
O conceito de mudança estratégica, neste trabalho, deve ser visto como algo mais do que simplesmente a escolha dos dirigentes e seus planejamentos. Dessa forma, a mudança estratégica também sofre influência de fatores de natureza política, cultural e ambiental, entre outros, para sua definição e implementação.
A escolha do estudo exploratório deve-se ao fato de que há pouca literatura que relacione a ferramenta internet com o tema “estratégia”. A tendência dos textos pesquisados demonstra que a internet é uma ferramenta e, conforme nossa afirmativa orientadora, mostra sinais de que poderá se tornar importante nas mudanças estratégicas.
Para pesquisar a afirmativa orientadora, o plano metodológico considerou duas pesquisas. A primeira, bibliográfica, revelou que a tendência dos textos é considerar que a internet não é estratégica e, sim, operacional. Por outro lado, poucos autores, até o momento, abordam a questão da relação entre a Internet e as mudanças estratégicas. Seguindo os passos desses autores, realizou-se uma pesquisa exploratória com a metodologia de estudo de caso.
Foi aplicado um instrumento qualitativo, com escalas e resultados a serem apresentados na forma de discussão, caso a caso, assim como as tendências do conjunto de respostas.
Nas considerações finais discute-se o resultado sobre a afirmativa orientadora, os limites do trabalho e as sugestões de novas pesquisas.
Resumo (EN)
Não há.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia, Mudança Estratégica, Internet e Negócios Imobiliários
Área de Concentração
Alinhamento Organizacional
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Influências Ambientais Sobre as Organizações.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto