Um estudo em telecomunicações: marketing de relacionamentos em rede interorganizacional e rede interpessoal
Anexos
Informações
Título
Um estudo em telecomunicações: marketing de relacionamentos em rede interorganizacional e rede interpessoal
Autor(es)
Beatriz Monica Schuchmann
Orientador(es)
Celso Augusto Rimoli
Data de Defesa
29/06/2011
Resumo
Este estudo visou analisar como o relacionamento entre atores, nos níveis interpessoal e interorganizacional, de uma rede de telecomunicações, pode beneficiar financeiramente todos os envolvidos. Foi realizada uma pesquisa junto à rede que se forma por meio da utilização da comunicação via radio da empresa Nextel Telecomunicações. Como sustentação conceitual, foi feita uma revisão bibliográfica sobre redes sociais, com atenção à tipologia de redes, análise de redes sociais, utilização do software Ucinet e marketing de relacionamento, e dentro desse campo, especificamente, a comunicação boca a boca. Para a consecução dos objetivos, efetuou-se uma pesquisa descritiva que empregou coleta de dados por uma pesquisa de levantamento, com uma amostra não probabilística de caráter intencional. Os resultados encontrados nessa amostra demonstraram o mapeamento das redes e seus atributos, indicaram que o relacionamento entre vendedores e clientes influencia na ampliação da rede e que a participação na rede traz benefício financeiro aos seus atores.
Resumo (EN)
This study aimed to analyze how the relationship between actors, interpersonal and interfirms levels of a telecommunications network, may benefit financially the network actors. Research was carried with the network that is formed through the use of radio communication of company Nextel Telecommunicaçoes. As conceptual support, we reviewed the literature of social networks, with attention to the typology of networks, analysis of social networks, using softwear Ucinet; relationship marketing, and specifically within this field communication by word of mouth. To achieve the objective, there was a descriptive study that employed a data collection survey research for a non-probabilistic sample of intentional character. The results found in this sample demonstrated the mapping of networks and their attributes, indicated that the relationship between salles and customers influence the expansion of the network and that network participation brings financial benefit to its stakeholders.
Tipo
Palavras-chave
Redes sociais, Análise de redes sociais (ARS), Marketing de relacionamento, Boca a boca.
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto