Transferência de conhecimento em redes de empresas: o caso dos exportadores de frangos Halal para o Oriente Médio
Anexos
Informações
Título
Transferência de conhecimento em redes de empresas: o caso dos exportadores de frangos Halal para o Oriente Médio
Autor(es)
Leandro Januario de Souza
Orientador(es)
Flávio Romero Macau
Data de Defesa
08/01/2015
Resumo
A produção de bens em conformidade com as exigências dos compradores em relação à qualidade, custo e tempo é um dos desafios das organizações atuais. E, uma das maneiras de atender às exigências e expectativas dos compradores é explorar a capacidade de criação e transmissão de conhecimento organizacional. Nesta pesquisa, compreende-se o conhecimento organizacional como uma experiência compartilhada por indivíduos, transformada e amplificada pela organização e entre organizações. O presente estudo objetivou analisar como se dá a transferência de conhecimento em uma rede de empresas exportadoras de frango para o Oriente Médio. Entende-se que redes de empresas são grupos de organizações que atuam em conjunto para alcançar seus objetivos individuais simultaneamente aos objetivos coletivos do grupo. Concluiu-se que, na rede, unidade de análise, há difusão de dois tipos de conhecimento, o religioso e o técnico. O conhecimento técnico refere-se àquele utilizado durante o processo de produção, armazenamento, distribuição e comercialização. O conhecimento religioso, por sua vez, refere-se ao conhecimento teológico do islamismo, dogmas, regras e interpretações contidas no Alcorão. A transferência do conhecimento religioso não é restrita aos atores muçulmanos, pois transborda para outras partes envolvidas, como frigoríficos exportadores, entidades governamentais, câmaras de comércios e a federação dos produtores e exportadores. Isso ocorre porque todos os atores envolvidos aprendem sobre os procedimentos e regras religiosas presentes no processamento de alimentos Halal e sobre seu significado e importância para a comunidade muçulmana. O conhecimento técnico transmitido na rede está associado à disseminação da eficiência operacional e melhores práticas de produção. Para chegar a essas considerações, o percurso metodológico envolveu uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com estratégia de pesquisa estudo de caso. As evidências empíricas foram coletadas em entrevistas semiestruturadas, observação não participante, fotografias, vídeos e documentos. Para a análise dos dados utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e a codificação teórica.
Resumo (EN)
The production of goods in conformity with the demands of buyers, regarding quality, cost and time, is one of the challenges that companies face today. And one way to meet the requirements and expectations of buyers is to explore the creation and transmission capacity of the organization knowledge. In this research organizational knowledge is understood as an experience shared by individuals, transformed and amplified by the organization and in the relation between organizations. This study aimed to analyze how knowledge transfer occurs in a network of chicken exporters to the Middle East. It is understood that this company networks are groups of organizations working together to achieve their individual objectives as well as the collective objectives of the group. The conclusion we reached is that in this network, the analysis unity, the diffusion of two types of knowledge occurs: religious and technical. Technical knowledge refers to the one utilized during the process of production, storage, distribution and commercialization. Religious knowledge, on the other hand, refers to theological knowledge of Islam, its dogmas, rules and interpretations vis-a-vis the Quran. Religious knowledge transfer isn’t restricted to the Muslim actors, spilling over to other actors involved, such as the exporting slaughterhouses, government entities, chambers of commerce and producer’s and exporter’s associations. This happens because all the parts involved learn about religious procedures and rules regarding the production of Halal food, as well as its meaning and importance to the Muslim community. Technical knowledge transfer in the network is associated with operational efficiency and development of production practices. To reach these conclusions the methodological procedure used involved a qualitative research, of exploratory and descriptive nature, using case study as a research strategy. Empirical evidences were collected through semi-structured interviews, non-participant observation, photographs, videos and documents. For data analysis we utilized ‘Collective Subject Discourse’ and theoretical codification.
Tipo
Palavras-chave
Transferência de Conhecimento, Conhecimento Tácito e Explícito, Redes de Empresas,Exportadores de Frangos, Alimentos Halal
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão em Redes de Negócios
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto