RUMO A UMA JORNADA CIRCULAR: ferramentas, adaptações e o novo contexto de mercado
Documento
Informações
Título
RUMO A UMA JORNADA CIRCULAR: ferramentas, adaptações e o novo contexto de mercado
Autor(es)
Graziela Maira Rainatto
Orientador(es)
Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour
Data de Defesa
16/12/0222
Resumo
Este trabalho analisa e caracteriza as ferramentas do marketing utilizadas por empresas abordadas que transitam ou adotam modelos de negócios circulares, associando-as com os 7P’s do marketing mix (praça, preço, produto, promoção, pessoas, evidência física e processo) suportadas com os ‘’Nudges’’ para engajar os consumidores. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, de natureza qualitativa, com estudo de caso múltiplo. O objetivo é analisar as adaptações realizadas nessa transição para a circularidade em termos de mensagem nos 7P's do marketing mix usando o ''Nudging'' como suporte para engajar os consumidores. Os principais resultados do estudo foram: a) a principal motivação para a adoção ou transição para os modelos de negócios circulares por parte das empresas foi a redução de impactos ao meio ambiente; b) as empresas estudadas percebem a necessidade do entendimento do comportamento de compra de produtos verdes; c) o Nudge suporta a construção da comunicação dos diferenciais de circularidade com simplicidade, transparência e efetividade, no ponto que em momentos decisivos ele pode mostrar a escolha mais saudável potencializando as alterações prévias dos 7P’s; d) a maturidade e o tamanho da empresa fazem com que as empresas apresentem algumas fases nessa transição para a circularidade. Poucos trabalhos têm apresentado a preocupação nessa temática com o viés da gestão empresarial, satisfação do consumidor e do conhecimento dos ‘’Nudges’’. Este trabalho contribui para o avanço da pesquisa sobre a motivação da adoção dos negócios circulares, e no aprofundamento sobre as construções das ferramentas de marketing 7P’s para os modelos de negócios circulares.
Tipo
Palavras-chave
Economia circular; Negócios circulares; 7P’s de Marketing; Nudging; Estratégias empresariais; Negócios Circulares.
Publicado em
RAINATTO, G. M.; JABBOUR, A. B. L. de S. (Orientadora). RUMO A UMA JORNADA CIRCULAR: ferramentas, adaptações e o novo contexto de mercado. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/85/94318/GRAZIELA-MAIRA-RAINATTO.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP