Redes sociais, capital social e empreendedorismo: o caso dos exportadores brasileiros de frangos Halal
Anexos
Informações
Título
Redes sociais, capital social e empreendedorismo: o caso dos exportadores brasileiros de frangos Halal
Autor(es)
Andréia de Cássia Kostik
Orientador(es)
Flávio Romero Macau
Data de Defesa
18/08/2016
Resumo
A literatura mostra que as redes sociais podem afetar o processo de empreendedorismo, ou seja, o contexto social em que o empreendedor está imerso direciona suas ações. Isso fica ainda mais pronunciado em um contexto de imersão religiosa associado ao processo de empreendedorismo, o que proporciona um campo fértil de investigação. Por exemplo, a religião é um dos principais pilares do empreendedorismo islâmico, em que as tomadas de decisões são realizadas dentro dos preceitos do Alcorão. Religião e negócios, nesse caso, são indissociáveis e podem propiciar vantagens competitivas no mercado. Esta dissertação tem como objetivo compreender de que maneira o capital social influencia na atuação do empreendedor pela óptica da rede brasileira exportadora de frango. A escolha é relevante devido à expressiva participação da carne de frango nas exportações brasileiras, em que há importante participação dos empreendedores na rede Halal. Os temas estudados – redes sociais, capital social e empreendedorismo – foram tratados sob a óptica do paradigma social, considerando que as relações sociais são um pano de fundo para os negócios. Trata-se de um estudo de caso, baseado na abordagem qualitativa, com tipologia de pesquisa descritiva, com fontes de evidências primárias (entrevistas semiestruturadas) e secundárias (documentos institucionais da rede e de órgãos governamentais). Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Entre os principais resultados deste trabalho observou-se que o capital social, a partir do compartilhamento de valores e regras religiosas, influencia na atuação dos empreendedores, existindo um trabalho conjunto entre todos os nós da rede em torno da orientação religiosa que regula o mercado de produtos Halal.
Resumo (EN)
The literature shows us that social networks may affect the entrepreneurship process, in other words, the social context in which the entrepreneur is immersed guides their actions. This is even more noticeable in the context of religious immersion associated with the entrepreneurship process, which provides a broad field for research. For instance, religion is one of the main pillars of Islam entrepreneurship, in which decisions are taken within the precepts of the Quran. Religion and business, in this case, are inextricably linked, and can provide competitive advantages in the market. This thesis aims to understand how social capital influences the entrepreneur activity from the perspective of Brazilian chicken exporters. The choice is relevant because of the significant participation of chicken meat in Brazilian exportation, where there is a significant participation of entrepreneurs in the Halal network. The themes that we studied – social networks, social capital and entrepreneurship – were treated from the perspective of social paradigm, considering that social relations are a background for business. This is a case study, based on a qualitative approach, with typology of descriptive research, with sources of primary evidence (semi-structured interviews) and secondary (institutional documents from the network and government agencies). As far as data interpretation is concerned, we analyzed the content. Among the main results of this study it was shown that social capital, from sharing of values and religious rules, influences the entrepreneur’s performance, and that there is a joint effort between all nodes of the network around the religious orientation that regulates the market of Halal products.
Tipo
Palavras-chave
Redes sociais, Capital social, Empreendedorismo Islâmico, Halal
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão em Redes de Negócio
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto