Redes de relacionamento e a influência dos stakeholders na criação de valor: Estudos de caso em cooperativas de materiais recicláveis
Documento
Informações
Título
Redes de relacionamento e a influência dos stakeholders na criação de valor: Estudos de caso em cooperativas de materiais recicláveis
Título (EN)
Relationship Networks and the Influence of Stakeholders on Value Creation: Case Studies in Recycling Cooperatives
Autor(es)
Tirone Francisco Chahad Lanix
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
10/08/2021
Resumo
A coleta de materiais recicláveis na sociedade contemporânea é de suma importância para a sustentabilidade planetária, sendo um dos principais fatores e tendências no campo empresarial e no planejamento estratégico das empresas. O objetivo desta pesquisa foi analisar os relacionamentos dos stakeholders e como estes relacionamentos influenciam na criação de valor em redes interorganizacionais, tendo, como caso, as cooperativas de materiais recicláveis. As teorias da Saliência dos Stakeholders, a dos relacionamentos e a da criação de valor na rede de relacionamentos, foram adotadas como referência, para se investigar os agentes envolvidos nas atividades de reciclagem em três cooperativas, na cidade de São Paulo. Por meio de pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, fez-se estudo de caso múltiplo nas cooperativas inseridas na rede de reciclagem do filiadas e não filiadas à Federação Paulista de Cooperativas (Fepacoore). Os resultados da pesquisa apontam que a influência dos relacionamentos dos stakeholders na criação de valor nas cooperativas de reciclagem se concretiza em decorrência dos atributos de poder, legitimidade e urgência que os agentes possuem. Quanto mais intensos esses atributos, maior a pressão que exercem na rede e, consequentemente, maior a quantidade de regras estabelecidas para atender os interesses daqueles mesmos stakeholders.
Resumo (EN)
The collection of recyclable materials in contemporary society is extreme important for global sustainability, being one of the main factors and trends in the business field and in the strategic planning of companies. The objective of this research was to analyze the relationships of stakeholders and how these relationships influence the creation of value in interorganizational networks, having as cases the recyclable materials cooperatives.The base theory adopted was based on the Stakeholder Salience theory, the relationship theory, and the theory of value creation in the relationship network of agents involved in recycling activities in three cooperatives in the city of São Paulo. Through exploratory-descriptive research, using a qualitative approach, multiple case study in cooperatives inserted in the recycling network, affiliated and not affiliated with the São Paulo Federation of Cooperatives (Fepacoore). The research results show that the influence of stakeholders relationships in the creation of value in recycling cooperatives takes place as a result of the attributes of power, legitimacy and urgency that agents have. The more intense these attributes, the greater the pressure they exert on the network and, consequently, the greater the number of service rules to serve the same stakeholders.
Tipo
Palavras-chave
Stakeholders; Reciclagem; Resíduos; Relacionamentos; Saliência; Valor.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Abordagens Sociais em Redes
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Universidade Paulista - UNIP