Recursos como fatores geradores de vantagem competitiva: um estudo de casos múltiplos em agências de publicidade
Anexos
Informações
Título
Recursos como fatores geradores de vantagem competitiva: um estudo de casos múltiplos em agências de publicidade
Autor(es)
Adail Expedito Oliveira Trigo Júnior
Orientador(es)
João Chang Júnior
Data de Defesa
03/07/2009
Resumo
Tendo como pressuposto básico que a RBV – Resource-Based View of the Firm, Visão com Base em Recursos da Empresa, pode explicar que os recursos internos e as capacitações são capazes de gerar vantagens competitivas, levando as empresas a apresentarem e sustentarem resultados acima da média, este estudo teve como objetivo explicar de que modo as organizações identificam, utilizam, acumulam e combinam seus recursos para explorar seus pontos fortes e minimizar os riscos de ameaças oriundas do ambiente externo, com o objetivo de gerar vantagens competitivas. Objetiva-se com este trabalho apresentar os resultados de estudo empírico de casos múltiplos, aplicado a duas agências de publicidade, com intuito de identificar quais recursos internos disponíveis foram utilizados na geração de vantagens competitivas que levaram tais empresas a figurar entre as dez maiores agências de publicidade do competitivo mercado publicitário brasileiro. Este estudo apoiou-se em entrevistas pessoais semiestruturadas, alicerçadas no constructo teórico da RBV, aplicadas aos principais executivos envolvidos no sucesso de suas agências de publicidade. Os resultados mostraram que a estrutura, a cultura, a rede de relacionamentos, a reputação, a capacidade de planejamento e produção, a criatividade, a inovação e o comprometimento foram recursos essenciais para o sucesso das agências. Concluiu-se que os recursos não essenciais, na óptica da RBV, também desempenham um papel importante uma vez que são parte integrante do processo de acumulação dos recursos essenciais. Concluiu-se, igualmente, que dentre os recursos possuídos ou controlados pelas agências de propaganda, aqueles ditos idiossincráticos, preponderaram o capital humano e aqueles acumulados dependentemente do tempo e da trajetória e, portanto, imperfeitamente imitáveis e intransferíveis.
Resumo (EN)
Based on the assumption that RBV - Resource-Based View of the Firm, can explain that the internai resources are capable of developing competitive advantage, leading companies to conquer and keep above average overall results, the scope of this study was to explain how the organizations identify, use, combine e accumulate their resources in such a way to take the best advantage of their strengths while minimizing the threats from the environment. The RBV approach was chosen due to its growing importance and suitability in the search for creation of competitive advantage. The main objective of this empirical multiple case study, applied to two advertising agencies, was to identify how the available internai resources were used to generate competitive advantage that led them to rank among the 10th largest advertising agencies in the Brazilian market. lt was applied personal interviews to the top two management executives responsible for the success of their respective advertising agency, making use of semi-structured questionnaires, based on the RBV theoretical construct. The overall results showed that organizational structure, culture, planning and production capabilities, along with creativity, innovation and commitment were strategic and essential resources to the overall advertising agencies success. Moreover, it also became clear that some other resources, perceived as non-essential, can play a very important role in the accumulation process of essential resources. On top of that, it was possible to conclude that among those idiosyncratic resources, the ones owned and controlled by the advertising agencies, such as human resources and path dependence, are of criticai importance.
Tipo
Palavras-chave
RBV, Recursos Internos, Estratégia, Vantagem Competitiva
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto