Processo decisório na estratégia de internacionalização das redes de franquias brasileiras internacionalizadas
Anexos
Informações
Título
Processo decisório na estratégia de internacionalização das redes de franquias brasileiras internacionalizadas
Autor(es)
Jeferson Saraiva Fuza
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
15/12/2016
Resumo
O sistema de franquias apresentou, nos últimos anos, um alto grau de crescimento. Isso pode ser visualizado por meio dos dados divulgados pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), tendo registrado um crescimento de 4,5% no período de 2014 a 2015. Entretanto, ainda que o mercado nacional tenha demonstrado ser um campo fértil para acolher novas redes de franquias, tem-se observado nos empreendedores brasileiros o processo de busca por internacionalizar suas redes de franquias. O objetivo deste estudo, dessa forma, foi analisar o estilo de personalidade proposto por Keirsey no processo de tomada de decisão praticado na internacionalização de redes de franquias brasileiras. O embasamento teórico foi ancorado em Keirsey (1998), além da revisão teórica acerca do modelo de franquias e os processos de internacionalização. Por fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando o método de estudo de caso com três empresas do seguimento de Beleza, Saúde e Produtos Naturais; Educação e Treinamento; e Vestuário, que estão internacionalizadas. Como resultado, foi feita a análise da influência que o estilo de personalidade exerce no processo de tomada de decisão no processo de internacionalização de redes de franquias brasileiras. A contribuição deste trabalho reside no fato de complementar um espaço existente nos estudos sobre internacionalização de franquias brasileiras, perfil / estilo de personalidade proposto por Keirsey (1998) no processo de decisão.
Resumo (EN)
The franchise system has presented in recent years a high degree of growth. This can be seen through the data released by the Brazilian Franchise Association (ABF), registering a growth of 4.5% in the period from 2014 to 2015. However, although the domestic market has shown to be a fertile field to welcome new Franchise networks, a process has been observed in Brazilian entrepreneurs seeking to internationalize their franchise networks. The objective of this study will be to analyze the style of personality proposed by Keirsey in the process of decision making practiced in the internationalization of networks of Brazilian franchises. The theoretical basis will be anchored in Keirsey (1998) besides the theoretical revision about the model of franchises and the processes of internationalization. Finally, a qualitative exploratory research will be carried out, using the case study method with three companies of the follow-up of Beauty, Health and Natural Products; Education and training; And Clothing, which are internationalized. As a result, it is expected to analyze the influence of personality style in the decision-making process in the process of internationalization of Brazilian Franchise Networks. The contribution of this work is to complement a space existing in the studies on the internationalization of Brazilian franchises, profile / personality style proposed by Keirsey (1998) in the decision process.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Franquias, Estratégia de Internacionalização, Estilo de Personalidade
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto