Percepção dos gestores em centros de pesquisa do setor sucroenergético em relação à atuação dos stakeholders
Anexos
Informações
Título
Percepção dos gestores em centros de pesquisa do setor sucroenergético em relação à atuação dos stakeholders
Autor(es)
Getúlio Soares Póvoa Filho
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
19/07/2016
Resumo
Este trabalho tem por objetivo pesquisar a estratégia e o papel das redes de relacionamento envolvendo centros de pesquisa tecnológica no setor sucroenergético brasileiro, mediante o estudo qualitativo intercaso, com objetivo central de encontrar respostas para a questão: ‘Na perspectiva da Teoria da Agência e Teoria dos Stakeholders, quais são os stakeholders relevantes e como interagem nas redes de relacionamento do setor de pesquisa sucroenergético?’. Os resultados da pesquisa apontam que a Teoria da Agência tornou-se inadequada para explicar as relações que se estabelecem no setor sucroenergético; o Salience Model dos Stakeholders, apesar de pertinente para análise, possui algumas limitações por não dispor de instrumentos para mensurar a intensidade dos atributos de Poder, Legitimidade e Urgência, sendo identificados possíveis sinais de existência de redes formadas pelas organizações por meio da análise das entrevistas. Apesar das limitações presentes na Teoria dos Stakeholders, foi possível classificar, internamente, nas organizações pesquisadas do setor sucroenergético, pesquisadores, gestores e professores como stakeholders definitivos e na condição de stakeholders dependentes e discricionários, respectivamente, técnicos e servidores. No ambiente externo, dentre os agentes envolvidos, foram identificados como stakeholders perigosos, os financiadores individuais e coletivos. A contribuição da pesquisa na análise intercasos (EISENHARDT, 1989) está em apontar os casos que tendem a refutar as relações e, que, muitas vezes, podem proporcionar uma oportunidade para refinar e estender a teoria. Nesse aspecto, na presente pesquisa, os casos estudados refutaram a Teoria da Agência como não pertinente para se estudar as redes de relacionamentos do setor sucroenergético e a vertente Salience Model dos stakeholders que, embora tenha se mostrado pertinente, necessita dispor de instrumentos para mensurar os atributos que fundamentam a análise teórica.
Resumo (EN)
This study aims to research the strategy and the role of social networks involving technological research centers in the Brazilian sugarcane industry through intercase qualitative study, with central purpose of finding answers to the question from the perspective of the Agency’s Theory and Stakeholders Theory which are the relevant stakeholders and how they interact in the social networks of sugarcane research sector? The survey’s results indicate that the Agency’s Theory has become inadequate to explain the relationships that are established in the sugarcane industry, the Salience Model of Stakeholders although relevant for analysis has some limitations due to lack of instruments to measure the intensity of the attributes Power, Legitimacy and Urgency, and identified possible signs of existence of networks formed by the organizations by analyzing the interviews. Despite the limitations present in the Stakeholders Theory, it was possible to classify internally in organizations researched the sugarcane industry as definitive researchers stakeholders, managers and teachers, and as dependent stakeholders and discretionary respectively technical and servers. In the external environment, among the agents involved were identified as dangerous stakeholders, individual and collective donors. The contribution of research in intercases analysis (Eisenhardt, 1989) is to point out the cases that tend to refute the relationships and which often can provide an opportunity to refine and extend the theory. In this respect, in this research, case studies disproved the Agency’s Theory as not relevant to study the sugarcane industry social networks and the Salience Model strand of stakeholders that, although it has shown relevant, needs to have instruments to measure the attributes that support the theoretical analysis.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia, Stakeholders, Redes de Relacionamento, Salience Model, Teoria da Agênci
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto