Os clusters comerciais e as preferências dos consumidores paulistanos
Anexos
Informações
Título
Os clusters comerciais e as preferências dos consumidores paulistanos
Autor(es)
Marcus Eduardo Rocca
Orientador(es)
João Paulo Lara de Siqueira
Data de Defesa
28/06/2012
Resumo
Esta dissertação objetiva verificar os clusters comerciais quanto às razões que atraem os consumidores paulistanos a visitar e efetuar compras nessas aglomerações comerciais, bem como compreender como o consumidor se sente ao frequentar e comprar em clusters, e o que os afasta. Para tanto, o trabalho utilizou como referencial teórico o comportamento do consumidor, as teorias sobre localização comercial e sobre clusters. A metodologia de pesquisa empregada foi empírico-analítica e valeu-se de um questionário para coleta de dados da realidade. Foram entrevistadas cento e trinta e sete pessoas (137) de quarenta e oito (48) bairros diferentes, abrangendo a região central e as quatro regiões geográficas da cidade de São Paulo. O estudo em questão contribuiu para o conhecimento relativo ao problema de localização comercial de uma loja ou estabelecimento comercial, bem como com informações sobre as preferências dos consumidores em relação aos clusters comerciais. Os resultados obtidos no campo revelaram os fatores que atraem e que afastam clientes dos clusters. Para os entrevistados, os principais fatores que atraem os consumidores são: a boa localização geográfica; facilidade para encontrar produtos complementares; bom conhecimento do vendedor; compras rápidas; já ter efetuado compras em cluster, e mais alguns outros. Em contrapartida, os fatores que afastam os consumidores são: vendedores que enganam os clientes; ir a pé e então carregar as compras; dificuldade para achar o que se procura; dificuldade para estacionar nesses locais; considerar que os produtos vendidos não são finos, entre outros.
Resumo (EN)
This dissertation aims to check the commercial clusters as regards the motives and reasons that attract and lead consumers from São Paulo city to visit and purchase in shops retailers. Seeking to understand how the consumer feels to attend and buy in clusters, and making them away. So, the work uses theoretical references about consumer behavior, business location and about clusters. The research methodology employed was empiricalanalytic and used a questionnaire to collect data of reality. Were interviewed one hundred and thirty-seven people (137), forty-eight ( 48) different neighborhoods, covering the central region and the four geographical regions of São Paulo city. The study in question will contribute to the knowledge on the problem of commercial location of a store or business premises, with information about the consumer preferences in relation to commercial clusters. The results obtained in the field revealed factors that attract and that prevent customers to clusters. For respondents, one of the main factors that attract consumers are: consider the geographic location as good; consider easy to find complementary products; consider great knowledge of the sellers; consider quick purchases; have already made purchases in cluster, and other more. On the other hand, among the main factors that prevent consumers are: consider that salespeople misled customers; consider bad walk and then load the purchases; consider to be difficult find what you are looking for; consider be difficult parking at these sites; consider that the products are not elegant, and others.
Tipo
Palavras-chave
Clusters, Consumidor, Comportamento do Consumidor, Localização, Varejo, Estratégia
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto