Organizações do terceiro setor: gestão estratégica e gestão social nas redes de relacionamento
Anexos
Informações
Título
Organizações do terceiro setor: gestão estratégica e gestão social nas redes de relacionamento
Autor(es)
Dario Djouki
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
12/12/2019
Resumo
As Organizações Não Governamentais (ONGs), pertencentes ao chamado Terceiro Setor, desenvolvem um trabalho de atendimento às necessidades da sociedade e atuam nos cenários deficientes do Estado e, dessa forma, sua importância passa a ser mais observada nas produções acadêmicas, gerando debates de pesquisadores sobre seu funcionamento. O Instituto Ramacrisna - ONG com sessenta anos de existência - localizado no município de Betim, Minas Gerais, é um caso relevante de atendimento à população carente de seu entorno, constituída de crianças, adolescentes, jovens e adultos, por meio de diversos projetos sociais criados em parcerias com sua rede de relacionamento com o poder público, setor privado, entidades de educação e comunidade. A coleta de evidências foi realizada por intermédio de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, estudo de caso único com questões não estruturadas, análise documental e observação não participante, triangulando-os. O objetivo da pesquisa está em compreender como a gestão estratégica e a gestão social contribuem para o desenvolvimento de projetos sociais de uma organização do Terceiro Setor. O problema da pesquisa está em encontrar respostas para a seguinte questão: “Como a gestão estratégica e a gestão social contribuem para o desenvolvimento de projetos que permitam a diminuição do risco e vulnerabilidade, e, consequente, promoção da dignidade humana por meio de ações voltadas para a inclusão social e resgate da cidadania da população atendida pelas organizações do Terceiro Setor?” Entende-se gestão estratégica como a orientação e ações das organizações para resultados de longo prazo e atendimento às expectativas de stakeholders e a gestão social como um processo de tomada de decisão coletiva, objetivando o bem comum da sociedade e atendimento de suas necessidades, atuando no suporte social em setores de atividades que seriam de influência do Estado. Consonante com a literatura, os resultados da pesquisa apontam que nos projetos desenvolvidos pelo Instituto Ramacrisna está presente a interatividade dinâmica entre os modelos de gestão social e gestão estratégica, criando uma rede de colaboração positiva, baseada no reconhecimento da ONG e consequente auxílio na elaboração dos projetos sociais que permitem retirar da situação de vulnerabilidade social as crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos. A contribuição da pesquisa está em fornecer subsídios para se entender a importância da interação entre a Gestão Social e a Gestão Estratégica nas Organizações do Terceiro Setor (ONGs). Com isto, foi possível demonstrar aos estudiosos da Administração a escala do fenômeno observado e a importância e pertinência do tema para novos estudos.
Resumo (EN)
Non-Governmental Organizations (NGOs) belonging to the so-called Third Sector develop a work to meet the needs of society, acting in the scenarios of disability of the State, and with this its relevance becomes more observed in academic productions, generating debates of researchers about their operation. The Ramacrisna Institute, a sixty-year-old NGO located in the city of Betim, Minas Gerais, is a relevant case of caring for the needy population around it, made up of children, adolescents, youth and adults, through its various social projects. created in partnerships with its relationship network with the government, the private sector, education entities and the community. Evidence was collected through qualitative descriptive research, single case study with unstructured questions, document analysis and non-participant observation, triangulating them. The objective of the research is to understand how strategic management and social management contribute to the development of social projects of a third sector organization. The research problem lies in finding answers to the question: how strategic management and social management contribute to the development of projects that reduce risk and vulnerability, and consequently promote human dignity through actions aimed at social inclusion. and rescue of citizenship of the population served by third sector organizations? Strategic management is understood as the orientation and actions of organizations for long-term results and meeting stakeholder expectations, and social management as a collective decision-making process, aiming at the common good of society and meeting its needs, acting social support in sectors of activities that would be of state influence. In line with the literature, the research results indicate that in the projects developed by the Ramacrisna Institute there is a dynamic interactivity between the social management and strategic management models, creating a positive collaboration network based on NGO recognition and consequent help in the elaboration of social projects that allow children, adolescents, youth and adults to be removed from the socially vulnerable situation. The research contribution is to provide subsidies to understand the importance of the interaction between Social Management and Strategic Management in Third Sector Organizations (NGOs). Thus, it was possible to demonstrate to management scholars the scale of the observed phenomenon and the importance and relevance of the theme for further studies.
Tipo
Palavras-chave
Gestão Social, Gestão Estratégica, Stakeholders, Redes de Relacionamento, Terceiro Setor
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais nas Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto