O efeito do dinamismo ambiental na estratégia competitiva das empresas – um estudo de caso múltiplo
Anexos
Informações
Título
O efeito do dinamismo ambiental na estratégia competitiva das empresas - um estudo de caso múltiplo
Autor(es)
Eduardo Jorge Branco Vieira Barcelos
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
03/02/2016
Resumo
Esta pesquisa examina a influência do dinamismo ambiental sobre a estratégia competitiva das empresas, utilizando a perspectiva das capacidades dinâmicas, como uma abordagem que integra o ambiente externo e interno com o fim de obter vantagem competitiva. É proposto um modelo conceitual de sete constructos inter-relacionados que influenciam a estratégia da empresa. O método de pesquisa é o estudo de caso múltiplo, qualitativo, exploratório-descritivo suportado por entrevistas, visitas e dados secundários, realizado em sete empresas de pequeno, médio e grande porte do setor metal mecânico. Como conclusão, este estudo mostrou que o conhecimento e a aprendizagem possibilitaram a acumulação de experiência e conhecimento, capacitando as empresas a modificar, integrar e transformar os recursos-base estratégicos em capacidades dinâmicas difíceis de imitar, como resposta às mudanças ambientais, e assim possibilitam a obtenção da vantagem competitiva. Observou-se que as capacidades dinâmicas não são a única condição para obter vantagem competitiva, pois outros fatores, como a tomada de decisão na formulação da estratégia competitiva, a estrutura organizacional, a taxa de dinamismo ambiental e o tempo, mostraram-se também relevantes. Como contribuições, esta pesquisa avança na teoria das capacidades dinâmicas ao fazer uma extensa revisão da literatura sobre capacidades dinâmicas destacando onde há consolidação conceitual e empírica e chama a atenção para as tendências, que sugerem novos caminhos para futuras pesquisas. O modelo conceitual foi validado empiricamente e teoricamente, mostrando a viabilidade da aplicação gerencial, como ferramenta que pode auxiliar e orientar gestores e executivos na formulação da estratégia competitiva, em ambientes de mudança, sejam eles dinâmicos ou de rápida mudança. O modelo propõe a dimensão estratégia competitiva como o principal elemento moderador entre o ambiente externo em mudança e as alterações internas, sejam elas referentes tanto à estrutura organizacional, ao modelo de negócio, ou ao acionamento seletivo dos recursos estratégicos e da criação de capacidades dinâmicas, com a finalidade de obter vantagem competitiva.
Resumo (EN)
This research ascertains the influence of environmental dynamism in firms' competitive strategy making use of dynamic capabilities approach that integrates the external and internal environment, in order to obtain sustainable competitive advantage. A conceptual model of seven interrelated constructs that influence the firm's strategy is proposed. The method was qualitative using the multiple case studies, exploratory-descriptive and supported by interviews, visits and secondary data on seven company: one of small size, three of medium size, and three large companies, all of them operating in the mechanical metal sector. In conclusion, this study showed that knowledge and learning allowed some of the companies to accumulate experience and knowledge, which are essential to modify and transform their resources, at some level difficult to replicate. It was observed that dynamic capabilities were not the only condition for competitive advantage, since other factors, such as decision-making in the competitive strategy formulation, organizational structure, the rate of environmental dynamism and time have been shown also relevant to gain and sometimes maintain the competitive advantage. As contributions, this research advances in the theory of dynamic capabilities doing an extensive review of literature on dynamic capabilities highlighting where there are conceptual and empirical consolidation and calls attention to the trends that suggest new paths for future researchs. The conceptual model was validated empirically and theoretically, and proved feasible for management application as a tool that can help and guide managers and executives in formulating competitive strategy, in changing environments, whether dynamic or rapidly changing enviroments. The model proposes the competitive strategy as the main moderating factor between the external changing environment and internal changes as organizational structure, business model, or selective trigger of strategic resources and the creation of dynamic capabilities, to gain competitive advantage.
Tipo
Palavras-chave
Incerteza ambiental, Estratégia competitiva, Vantagem competitiva, Capacidades dinâmicas, Aprendizagem organizacional
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto