O ambiente institucional das redes de franquias: estratégias de expansão geográfica para o interior do Brasil
Anexos
Informações
Título
O ambiente institucional das redes de franquias: estratégias de expansão geográfica para o interior do Brasil
Autor(es)
Renata Tedeschi Delgado
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
06/06/2018
Resumo
O objetivo desse estudo é identificar quais dimensões do ambiente institucional estão associadas à presença das redes de franquias em municípios brasileiros. Segundo dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising (2017), dos 5.570 municípios brasileiros, 3.249 não possuíam franquias em 2016, ou seja, aproximadamente 40% das cidades contam com esse modelo de negócio, atestando que além de ser um segmento de forte presença, ainda há espaço para crescimento. Para melhor entendimento do fenômeno, foram estudados os conceitos de redes de franquias, a estratégia denominada expansão geográfica e as características do ambiente institucional referente às dimensões socioeconômicas, geográficas e de recursos humanos que auxiliam no fomento ao empreendedorismo. A metodologia utilizada foi quantitativa, com levantamento de dados secundários e tratamento estatístico de análise fatorial, correlação e regressão linear múltipla. Os resultados apontam que das três dimensões analisadas no modelo proposto, duas se mostraram adequadas; já em relação as oito variáveis estudadas, quatro apresentaram aderência ao modelo estudado. Espera-se, com este trabalho, contribuir para o enriquecimento da teoria do ambiente institucional voltada ao empreendedorismo e com a difusão da teoria de expansão geográfica para o interior do país focada no modelo de redes de franquias.
Resumo (EN)
The objective of this study is to identify which dimensions of the institutional environment are associated with the presence of franchise chains in Brazilian municipalities. According to data from ABF - Associação Brasileira de Franchising (2017) of the 5,570 Brazilian municipalities, 3,249 did not have franchises in 2016, that is, approximately 40% of the cities rely on this business model, attesting that besides being a strong presence segment, there is still capacity for growth. For a better understanding of the phenomenon, the concepts of franchise chains, the strategy denominated geographical expansion and the characteristics of the institutional environment were studied in what refers to the socioeconomic, geographic
and human resources dimensions that collaborate with the promotion of entrepreneurship. The methodology used was quantitative with secondary data collection and statistical treatment of factorial analysis, correlation and multiple linear regression. The results show that of the 3 dimensions analyzed in the proposed model, 2 were adequate, however in relation to the 8 variables studied, 4 presented adherence to the model studied. It is hoped, with this work, to contribute to the enrichment of the institutional environment theory focused on entrepreneurship and with the diffusion of the theory of geographic expansion to the interior of the country focused on the model of franchise chains.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Franquias; Ambiente Institucional; Expansão Geográfica
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto