Novas formas de contato com clientes: uma análise do ponto de vista de stakeholders sobre os serviços de atendimento prestados pelas empresas de telefonia
Anexos
Informações
Título
Novas formas de contato com clientes: uma análise do ponto de vista de stakeholders sobre os serviços de atendimento prestados pelas empresas de telefonia
Autor(es)
Daniel Portillo Serrano
Orientador(es)
Celso Augusto Rimoli
Data de Defesa
29/06/2011
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma os novos recursos utilizados pelas áreas de atendimento ao cliente de determinadas empresas vêm obtendo eficácia no efetivo atendimento às demandas de seus clientes.
É consenso de diversos estudos que, com a disseminação da Internet nos últimos anos, novos sistemas de atendimento, incluindo ferramentas como softwares e hardwares, foram implantados pelas empresas visando a um atendimento mais rápido e eficaz às demandas de seus clientes.
Apesar disso, o número de reclamações de clientes aos órgãos oficiais aumentou nos últimos anos, a despeito da implantação dos novos sistemas.
O estudo procurou mostrar quais são os novos recursos utilizados pelas empresas, a eficácia da comunicação com os clientes, por meio destes sistemas e o efetivo atendimento das demandas dos clientes em relação ao volume de solicitações.
As empresas escolhidas para o estudo foram as quatro principais operadoras de telefonia celular do país (Vivo, Claro, TIM e Oi) já que as mesmas integram o segmento com o maior número de reclamações a órgãos oficiais.
Foi utilizada uma metodologia de pesquisa mista - simultânea. Uma quantitativa com clientes e uma qualitativa com cada uma das principais operadoras.
Os resultados indicaram que os esforços despendidos pelas operadoras em novos recursos de atendimento podem ter sido insuficientes para atender às demandas de seus clientes já que grande parte da amostra continua usando os meios convencionais de atendimento, como as ligações por meio do próprio telefone.
Resumo (EN)
This study aims to examine how the new resources used by customer service areas of certain organizations have been achieving efficiency in the effective fulfillment of the demands of its customers. lt is a consensus in several previous studies that, in recent years, new systems, including toais such as hardware and software have been deployed by companies seeking a faster and more effectively to the demands of their customers. Nevertheless, the number of customer complaints to official organizations has increased in recent years, despite the use of new systems. The study aimed to show the new features which are used by businesses, the effective communication with customers through these systems and the effective assistance to clients' demands in relation to the volume of requests. The companies chosen for the study were the four main mobile phone operators in the country (Vivo, Claro, TIM and Oi) since they comprise the segment with the largest number of complaints to official organizations. A mixed - simultaneous research methodology was used in this study. A quantitative research was used for customers and a qualitative with each one of the major companies. The results indicated that the efforts made by operators using new service capabilities may have been insufficient to meet the demands of their customers since a large portion of the sample continues to use conventional means of communication, as the contact through the own phone.
Tipo
Palavras-chave
Atendimento ao consumidor, Stakeholders, Operadoras de Telefonia Celular.
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto