Marketing Digital para ampliar a competitividade em clusters varejistas
Anexos
Informações
Título
Marketing Digital para ampliar a competitividade em clusters varejistas
Autor(es)
Uillicre Jaquison da Silva
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
28/06/2019
Resumo
O marketing digital é um segmento que provocou fortes transformações no modo como as empresas relacionam-se com os consumidores, inclusive, na forma de como atrair consumidores às lojas físicas. São as ações e estratégias de marketing, no meio digital, que buscam acompanhar essas mudanças de hábitos do consumidor. Diante dessas transformações, os objetivos específicos desse trabalho são identificar se as ações de marketing digital adotadas por empresa inserida em cluster comercial são capazes de atrair consumidores ao local e, consequentemente, influenciar a competitividade do cluster como um todo e propor um modelo teórico de análise. Portanto, o objetivo geral de pesquisa é a relação entre marketing digital e a atratividade de consumidores aos clusters varejistas. O tema é relevante, pois a internet mudou o modo de viver das pessoas em qualquer parte do mundo, facilitando a rápida comunicação, influenciando as decisões de compras, tornando-se um dos mais poderosos meios de comunicação do século XXI, sendo, assim, um assunto que não deve passar despercebido para as empresas. Ao realizar uma investigação em bancos de dados reconhecidos e renomados no ambiente acadêmico, foram encontrados poucos trabalhos relacionando conceitos de competitividade em cluster e marketing digital, portanto, há espaço na literatura para entender a influência do marketing digital na atratividade em cluster. Esse trabalho tem como base os estudos iniciados por Marshall e Porter sobre os benefícios relacionados às externalidades em um agrupamento de negócios individualizados e nas sete (07) estratégias principais de atuação no marketing digital propostas por Torres (2009). Para alcançar os objetivos desta dissertação, foi utilizado o método estudo de caso, considerado relevante para pesquisar estudos contemporâneos em redes de negócios. Dados primários e secundários foram coletados por meio de entrevistas, aplicação de questionário e análise de relatórios, websites de empresas relacionadas, notícias e outros documentos relevantes para o estudo. Com os resultados, percebe-se que o cluster como um todo se beneficia quando existem empresas atuantes no marketing digital, em razão da proximidade geográfica e atração de consumidores ao local, lojistas não atuantes em marketing digital são beneficiados pelas empresas que o fazem.
Resumo (EN)
Digital marketing is a segment that has produced significant changes in the way companies relate to their consumers, including how to attract consumers to physical stores. They are the actions and marketing strategies, in the digital environment, which seeks to follow this change in consumer’s habits. In view of these transformations, the specific objectives of this work are to identify if digital marketing actions are adopted by the company in a commercial cluster are able to attract consumers to the spot and, consequently, influence the competitiveness of the cluster as a whole and propose a theoretical model of analysis. Therefore, the general object of research is the relationship between digital marketing and the attractiveness of consumers to retail clusters. The theme has been relevant because the internet has changed the ways people live in any part of the world, facilitating rapid communication, influencing shopping decisions making becoming one of the most powerful media in the 21st century and a subject which must not go unnoticed by companies. When conducting research in renowned databases in the academic environment, few studies have been found relating clustering and digital marketing concepts, so there is scope in the literature to understand the influence of digital marketing on cluster attractiveness. This work is based on the studies initiated by Marshall and Porter on the benefits related to externalities in a grouping of individualized businesses and in the seven main strategies of digital marketing action proposed by Torres (2009). In order to achieve the objectives of this dissertation, the case study method was considered relevant for researching contemporary studies in business networks. Primary and secondary data were collected through interviews, questionnaire application and analysis of reports, websites of related companies, news and other documents relevant to the study. The results show that the cluster, as a whole, gets benefits when there are companies engaged in digital marketing, because of the geographical proximity and attraction of consumers to the spot, nondigital marketing shopkeepers are benefited by the companies that do it.
Tipo
Palavras-chave
Redes, Cluster, Marketing Digital, Atratividade, Competitividade
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto