Lojas isoladas e lojas localizadas em clusters comerciais: um estudo comparativo da capacidade de competir
Anexos
Informações
Título
Lojas isoladas e lojas localizadas em clusters comerciais: um estudo comparativo da capacidade de competir
Autor(es)
Regina Tartareli
Orientador(es)
João Paulo Lara de Siqueira
Data de Defesa
25/08/2011
Resumo
Quando uma empresa varejista estuda em que local abrir uma nova loja, possibilidades se apresentam: inseri-la em um aglomerado de lojas semelhantes – cluster comercial –, ou situá-la em local distante de seus concorrentes, em localização isolada. A literatura sobre clusters industriais relata a existência de ganhos na capacidade de competir dos clusters em relação às empresas isoladas. Este trabalho objetivou comparar as vantagens competitivas de empresas situadas em um cluster em relação às empresas situadas fora do cluster. Pretendeu-se analisar as características do agrupamento a fim de compará-las com as das lojas isoladas, comparar também as diferenças entre as lojas do cluster e as lojas externas e, por fim, verificar se as lojas situadas em clusters apresentam vantagens em relação às lojas isoladas. O estudo seguiu uma abordagem empírico-analítica, com pesquisa descritiva e quantitativa. A população de interesse para pesquisa é o conjunto de lojas de carros usados de São Paulo. Dessa população foram extraídas duas amostras para a comparação: uma com o cluster de lojas de carros usados na Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Mello, e outra por lojas isoladas, distribuídas pela cidade. O levantamento de dados foi feito por meio de um questionário com questões fechadas. Os resultados indicaram, ao menos nas amostras pesquisadas, vantagens por pertencerem aos clusters comerciais, pois as lojas localizadas em clusters apresentaram resultados melhores em termos de faturamento por empregado e resultado financeiro da operação.
Resumo (EN)
When a retailer is considering where to open a new store, there are some possibilities such as to insert it in a cluster of similar stores - business cluster - or open it far away from its competitors, in secluded location. The literature on industrial clusters reported the existence of gains in the ability of competing clusters in relation to individual companies. The present study aimed to compare the competitive advantages of firms in a cluster to firms outside the cluster. lt was made intending to analyze the characteristics of the grouping in order to compare them with those of the individual stores. Also it aims to verify if the stores located in clusters have advantages over the stores isolated from the clusters. The study followed an empirical-analytic approach, with descriptive and quantitative research. The population analyzed is the stores of used-cars in Sao Paulo. Of this population two samples were extracted for comparison: a cluster of used car shops located on Avenida Professor Luis lgnacio de Mello Anhaia, and another group of stores located in isolated from throughout the city. The data collected was done through a questionnaire with closed questions. The results indicated by the samples studied, show an advantage in belonging to commercial clusters, because the stores located in clusters showed better results in terms of revenue per employee and financial results of the operation.
Tipo
Palavras-chave
Cluster, varejo, competitividade, estratégia
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto