Internacionalização de empresas: cenário prospectivo de uma empresa de pequeno porte (PME) em fase de expansão de seus negócios internacionais
Anexos
Informações
Título
Internacionalização de empresas: cenário prospectivo de uma empresa de pequeno porte (PME) em fase de expansão de seus negócios internacionais
Autor(es)
Rafael de Freitas Vicente
Orientador(es)
Ademir Antonio Ferreira
Data de Defesa
26/07/2014
Resumo
O atual cenário competitivo entre as empresas apresenta-se diferente daquele verificado anos atrás. Com o impulso da globalização, as fronteiras geográficas tornaram-se praticamente inexistentes e a concorrência entre as empresas passou a acontecer de maneira global. As empresas deparam-se com concorrentes que não surgem apenas dentro do seu mercado doméstico, mas também do exterior. Aliando este fator a outros, como a saturação do mercado doméstico, oportunidades de crescimento econômico sustentável, ganho de escala e incentivos governamentais, as organizações perceberam que a estratégia de internacionalização dos negócios da firma é uma ação cada vez mais necessária e interessante. Esta pesquisa visa verificar, por meio de uma revisão bibliográfica dos principais modelos teóricos de internacionalização de empresas presentes atualmente na literatura, como uma empresa de pequeno porte (PME) pode vir a adotar uma das teorias por trás desses modelos para melhorar os seus negócios internacionais. Os resultados indicam que as teorias comportamentais demonstram-se mais adequadas para as PMEs, nas quais o modelo de Uppsala apresenta-se como o mais apropriado neste processo de suporte às decisões desta empresa alvo da pesquisa, visto que a mesma seguiu, até o momento, os pressupostos deste modelo. Na contramão, as teorias econômicas pouco contribuem visto que são mais direcionadas às grandes companhias.
Resumo (EN)
The current competitive scenario among companies presents different environment from the ones seen years ago. With the burst of globalization, geographic boundaries have become almost non-existent and the competition between the companies began to take a global aspect. Companies are faced with competitors that do not arise only in its home market, but also abroad. Combining this with other issues, such as the saturation of the domestic market, opportunities for sustainable economic growth, economies of scale and government incentives, organizations have realized that the internationalization strategy of the firm's business is an increasingly interesting and necessary action. This research aims to verify through a literature review of the main theoretical models of internationalization of companies currently present in the literature, how a small business company (SME) can adopt one of the theories behind these models to improve their international business. The results demonstrate that behavioral theories are most appropriate to SME businesses where the Uppsala model is presented as the most appropriate in this case to support the decisions of this kind of company, since that company went so far as to assumptions this model. In opposition, the economic theories contribute little since they are more appropriated to large companies.
Tipo
Palavras-chave
Internacionalização, Estratégia, Mercados, Pequena e Média Empresa (PME)
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão em Redes de Negócio
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto