Inovatividade em clusters de negócios comerciais: um estudo sobre a relação entre a capacidade de inovação e a estrutura das redes sociais presentes nas redes de negócios
Anexos
Informações
Título
Inovatividade em clusters de negócios comerciais: um estudo sobre a relação entre a capacidade de inovação e a estrutura das redes sociais presentes nas redes de negócios
Autor(es)
Fabio Teixeira Arten
Orientador(es)
Renato Telles
Data de Defesa
27/06/2013
Resumo
Os clusters de negócios comerciais são um tipo especial de redes de negócios e chamam a atenção de pesquisadores e organizações ao redor do mundo, pois demonstram que a proximidade geográfica das empresas que formam o cluster permite a elas o acesso facilitado a fatores importantes para a sua competitividade. O conceito de imersão social de Granovetter pressupõe um primado das relações sociais sobre as relações econômicas, enquanto que as teorias de difusão de inovações, dentre elas o modelo de Rogers, passaram, também, a buscar explicações acerca dos fatores potencialmente determinantes na extensão de uma determinada adoção em um dado sistema social. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é contribuir para o avanço do entendimento dos processos de difusão da inovação em redes de negócios. Dessa forma, a estratégia adotada pauta-se na representação, de modo estruturado, da configuração do sistema social dos relacionamentos, por meio dos quais se difundem os conteúdos transacionais que, neste caso são considerados, particularmente, as trocas de influência e informação para a adoção de uma inovação. A capacidade de inovação foi definida a partir de um conjunto de características levantadas pela pesquisa e a investigação se constitui na influência da estrutura social (com suas características de centralidade e densidade) como fatores determinantes para o processo de difusão. A dissertação desenvolvida se orientou para a aquisição de conhecimento adicional envolvendo a relação entre a estrutura social de um cluster comercial de negócios (redes de negócios) e a dinâmica de difusão de inovações. A metodologia adotada foi a pesquisa de levantamento. Por se tratar de uma estratégia de investigação que proporciona uma descrição numérica de opiniões ou percepções de uma população com característica transversal e que utiliza para esse fim questionários estruturados que foram aplicados durante a coleta de dados, a estratégia para o presente trabalho é considerada quantitativa. O cluster de negócios comerciais considerado como objeto de estudo do presente trabalho refere-se ao cluster de bares e restaurantes da Vila Madalena (bairro localizado na zona oeste da capital do Estado de São Paulo), composto por 68 organizações ou empresas que constituíram, assim, a rede de negócios deste estudo. Foram realizadas 25 entrevistas com gerentes ou proprietários de bares ou restaurantes do cluster. O modelo proposto resultou em uma regressão linear simples entre duas variáveis – inovatividade e centralidade – com poder de explicação de 17% da variância da variável dependente (inovatividade), considerado estatísticamente significante (p < 0,05). Em conclusão, o objetivo geral do trabalho foi alcançado, permitindo o estabelecimento de uma relação significante entre a centralidade e a inovatividade dos atores presentes no cluster de negócios comerciais de bares e restaurantes da Vila Madalena, em São Paulo. No entanto, ressalta-se a necessidade de novas pesquisas sobre o tema.
Resumo (EN)
Business clusters are a special type of business networks and call the attention of researchers and organizations around the world, because it shows that the geographical proximity of the companies that are part of the cluster allows them easier access to important factors for their competitiveness. Granovetter’s concept of embeddedness assumes a primacy of social relations on economic relations. Meanwhile the theories of diffusion of innovations, among them, the Rogers model passed, also to seek explanations about the potentially decisive factors to the extent of a particular adoption in a given social system. Therefore, the objective of this work is to contribute to the advancement of the understanding of innovation diffusion processes in business networks. In this way, the strategy adopted is the representation, in a structured way, of the configuration of the social system of relationships, through which diffuse the transactional content that, in this case are considered, in particular, the exchange of information and influence to the adoption of an innovation. The ability to innovate was set from a set of characteristics raised by research and the investigation is the influence of social structure (with its characteristics of centrality and density) as determining factors for the diffusion process. The research is directed to the acquisition of additional knowledge involving the relationship between the social structure of a commercial business cluster (networks) and the dynamics of diffusion of innovations. The methodology was based on a survey research. Because it is a research strategy which provides a numerical description of opinions or perceptions of a population with cross and feature that uses for this purpose structured questionnaires that will be applied during data collection, the strategy for the present work is considered quantitative. The cluster of commercial businesses considered as object of study of this work refers to the cluster of bars and restaurants in Vila Madalena (neighborhood located in the West of the capital of the State of São Paulo). A formal analysis of social networks was conducted for the cluster. About 70 bars and restaurants make up the network referred to today. Twenty five interviews were carried out with managers or owners of bars or restaurants in the cluster. The result was the mapping of a network with 68 organizations or companies that constitute the business network. The proposed model resulted in a simple linear regression between two variables – innovativeness and centrality – with 17% of power to the explanation of the variance of the dependent variable (innovativeness), considered to be statistically significant (p 0.05). In conclusion, the overall objective of the work was achieved, allowing to establish a meaningful relationship between the centrality and the innovativeness of the actors present in the commercial business cluster of bars and restaurants in Vila Madalena in São Paulo. However, it should be noted the need for further research on the topic.
Tipo
Palavras-chave
Redes de negócios, Clusters de negócios comerciais, Inovatividade
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de Negócios: Novos Conceitos para Novas Formas de Administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto