Influência do alinhamento entre as estratégias competitivas das empresas pertencentes a uma rede de negócios na competitividade da rede
Anexos
Informações
Título
Influência do alinhamento entre as estratégias competitivas das empresas pertencentes a uma rede de negócios na competitividade da rede
Autor(es)
Alessandro Alves
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
23/06/2016
Resumo
Essa pesquisa estuda a influência do alinhamento entre as estratégias competitivas das empresas, pertencentes a uma rede de negócio, na competitividade da rede. Para a realização do estudo, é proposto um modelo conceitual de um constructo que inter-relaciona quatro modelos reconhecidos na academia para a representação da estratégia competitiva das empresas. O método de pesquisa é o estudo de caso múltiplo, qualitativo, exploratório-descritivo, desenvolvido por entrevistas semiestruturadas, questionários e dados secundários, realizado em três redes de negócios de assistência técnica e fabricação de fornos industriais do setor metal mecânico. Como conclusão, esse estudo mostrou que o alinhamento de estratégias competitivas entre as empresas pertencentes a uma rede de negócio não apresenta influência na competitividade da rede de negócio. Observou-se que alguns outros fatores, como o melhor preço ofertado ao cliente e o atendimento, mostraram-se mais relevantes na influência da competitividade da rede de negócio. Como contribuições, essa pesquisa avança no desenvolvimento da teoria do alinhamento de estratégias competitivas em rede de negócio ao realizar uma revisão da literatura sobre alinhamento de estratégias competitivas e estudar a sua diferença do conceito de alinhamento estratégico, sugerindo novos caminhos para estudos futuros. O modelo conceitual foi validado de forma teórica e empírica, mostrando a sua viabilidade para a aplicação gerencial como ferramenta que pode auxiliar e orientar gestores e executivos no reconhecimento das características das redes de negócios, da qual fazem parte, e servindo de instrumento para o desenvolvimento de novos estudos.
Resumo (EN)
This research studies the influence of the alignment of the competitive strategies of firms belonging to a network of business, network competitiveness. For the study, we propose a conceptual model of a construct that interrelates four models recognized in the gym for the representation of the competitive strategy of companies. The research method is the multiple case study, qualitative, exploratory and descriptive, developed by semi-structured interviews, questionnaires and secondary data, carried out in three service business networks and manufacture of industrial furnaces mechanical metal sector. In conclusion, this study showed that the alignment of competitive strategies among companies belonging to a network of business, no influence on the competitiveness of the business network. It was observed that some other factors such as the best price offered to the customer and the service, proved to be more relevant in influencing business network competitiveness. As contributions, this research advances in the development of the theory of the alignment of competitive strategies in business network to conduct a literature review of alignment of competitive strategies and study their difference in the concept of strategic alignment, suggesting new avenues for future studies. The conceptual model was validated theoretically and empirically, showing its viability for the management application as a tool that can help and guide managers and executives in recognition of the characteristics of business networks, which are part and serving as an instrument for development of new studies.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia, Alinhamento estratégico, Alinhamento de estratégia, Rede de negócio, Competitividade.
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto