Influência das competências organizacionais e dos vínculos sociais na vantagem competitiva de empresas que operam na rede de farmácias e drogarias do ABC Paulista
Anexos
Informações
Título
Influência das competências organizacionais e dos vínculos sociais na vantagem competitiva de empresas que operam na rede de farmácias e drogarias do ABC Paulista
Autor(es)
Fábio Marques Araújo
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
21/12/2017
Resumo
O objetivo desta dissertação foi descrever a influência das competências organizacionais e dos vínculos sociais, também chamados de competências relacionais, na competitividade das empresas que operam em rede, bem como identificar competição entre elas. A investigação foi realizada em uma rede de farmácias e drogarias do ABC Paulista, no Estado de São Paulo, Brasil. A metodologia utilizada foi explicativa e descritiva. Para a coleta dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os instrumentos de coleta de dados foram construídos com base nos conceitos de redes de negócios e do Modelo de Campos e Armas da Competição (CAC). Os dados foram analisados qualitativamente, de forma que se procurou evidenciar o padrão teórico construído a partir da literatura, dos dados coletados e também, de forma quantitativa, com o uso da técnica estatística da correlação linear de Pearson. Os resultados encontrados indicaram que a união das competências organizacionais com os vínculos sociais pode gerar, manter e ampliar a vantagem competitiva das empresas que operam em redes, bem como identificou a presença de competição entre elas. O benefício desta dissertação foi o de contribuir para o desenvolvimento do Modelo CAC-Redes, uma extensão do Modelo de Campos e Armas da Competição (CONTADOR, 2008), aplicado a empresas que operam em redes de negócio, bem como o de incentivar os estudos de análise das competências organizacionais e relacionais na vantagem competitiva das empresas que operam em rede e da existência de competição entre essas empresas.
Resumo (EN)
The objective of this dissertation was to describe the influence of organizational skills and social links, also called relational skills, competitiveness of companies operating in network, as well as identify competition between them. The investigation was carried out in a network of pharmacies and drug stores do ABC Paulista, in São Paulo State, Brazil. The methodology used was explanatory and descriptive. For data collection were used semi-structured interviews. The data collection instruments were built based on the concepts of business networking and the model field and weapons of the competition (CAC). The data were analyzed qualitatively in order that sought to highlight the theoretical pattern built from the literature, from the data collected also, quantitatively, using the statistical technique of linear correlation of Pearson. The results indicated that the Union of organizational skills with social links can generate, maintain, and enhance the competitive advantage of companies operating in networks, as well as identified the presence of competition between them. The benefit of this dissertation was to contribute to the development of the CAC modelnetworks, an extension of the model field and weapons of the competition (counter, 2008) applied to companies operating in business networks, as well as encourage the skills analysis studies organizational and relational in the competitive advantage of companies operating in network and the existence of competition between these companies.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Negócios, Estratégia Competitiva, Competitividade, Competências Organizacionais, Vínculos Sociais
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto