Incentivos fiscais para inovação: utilização da lei do bem
Anexos
Informações
Título
Incentivos fiscais para inovação: utilização da lei do bem
Autor(es)
Maria Paula Merlotti
Orientador(es)
Ademir Antonio Ferreira
Data de Defesa
30/08/2011
Resumo
O que torna uma mudança de fato uma inovação é a característica de agregar valor e a capacidade de criar novas formas de gerar e apropriar valor no mercado. Portanto, o ambiente que propicia a inovação é formado a partir de um contexto de relações entre empresas, instituições de ensino e pesquisa e governo, calcadas em políticas governamentais e legislação de apoio. Os países adotam políticas de incentivos à inovação como forma de estimular o investimento privado em P&D, sendo os incentivos fiscais uma das formas mais utilizadas. Os incentivos fiscais reduzem o custo e o risco dos projetos, tornando-os atrativos para as empresas, além de ser instrumento estratégico de desenvolvimento para o ambiente econômico. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar a utilização dos incentivos fiscais para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, previstos na Lei nº 11.196/05, Decretos nºs 5.798/06 e 6.909/09, em uma amostra de empresas pertencentes ao setor automotivo no Estado do Rio Grande do Sul e beneficiárias da Lei do Bem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em amostra de empresas e importantes agentes do setor. A análise dos resultados evidencia que o incentivo fiscal é percebido pelas empresas como um importante instrumento de apoio em seus processos de inovação. A empresa quantifica seu “bônus” por ser inovadora. O benefício da Lei reduz o risco inerente à inovação. No entanto, é importante ressaltar que a análise de incentivos no Sistema Nacional de Inovação deve levar em conta outros instrumentos de apoio, pois propiciar um ambiente tributário favorável não é condição suficiente para transformar a taxa de inovação de um país.
Resumo (EN)
Within a corporation the ultimate achievement of an innovation is to generate market value. The essential conditions to foster innovation are the relationships among firms, educational and research institutions, and the state, based on laws and policies. A number of countries adopt tax reduction as the main mechanism to stimulate private investment for R&D
instrument of economic development. The main objective of this is to identify strategies to incorporate benefits described on Brazilian Law number 11.196/05 and Decrees number 5.798/06 and 6.909/09. It describes the research developed on a sample of companies in the automotive sector in the State Rio Grande do Sul, according to the Ministry of Science and Technology's annual reports. Data collection was conducted through interviews in a sample of companies and important industry players. The results show that the tax incentive is perceived by companies as an important instrument of support in their process of innovation. The company quantifies its "bonus" for being innovative. The legal benefit ofthe Act reduces the risk inherent in innovation. It is important to point out that the incentive analysis in the national innovation system shall consider other support instruments, because the creation of a favorable tributary environment is not sufficient to improve the innovation tax of a country.
Tipo
Palavras-chave
Inovação, Incentivo Fiscal, Lei do Bem
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto