Governança e valor social: o caso dos exportadores brasileiros de frangos Halal para o Oriente Médio
Anexos
Informações
Título
Governança e valor social: o caso dos exportadores brasileiros de frangos Halal para o Oriente Médio
Autor(es)
Nawfal Assa Mossa Alssabak
Orientador(es)
Flávio Romero Macau
Data de Defesa
16/10/2014
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo compreender como a governança e as variáveis de capital social de redes geram valor, pela óptica da rede brasileira exportadora de frango Halal para o mercado islâmico do Oriente Médio. Por meio de entrevistas realizadas com atores dessa rede e com base em análise de conteúdo foram identificados pontos-chave sobre o capital social e a governança da rede baseada em preceitos islâmicos. As principais variáveis estudadas foram a confiança, o comprometimento e a cooperação. Foi observado que a confiança promove o desenvolvimento de estratégias interorganizacionais que possibilitam a construção de valor, com possibilidade de ganhos sociais e de inovação pela aprendizagem coletiva, compartilhada na rede. A confiança entre os participantes da rede abre espaço para que haja comprometimento entre eles, concretizando objetivos coletivos para manutenção da competitividade, reduzindo o foco do ganho individual e isolado. Já a cooperação está associada ao trabalho conjunto para ganhos mútuos. Há evidências de que, como preconizado na literatura de redes sociais de empresas, as variáveis confiança, comprometimento e cooperação atuam de forma combinada na rede de exportadores brasileiros de frango Halal, enquanto a governança existente suprime oportunismos que comprometeriam seu desempenho. Observa-se ainda que um ponto de ancoragem do capital social nessa rede é a disseminação da orientação pelos preceitos religiosos islâmicos.
Resumo (EN)
The present paper’s aim is to understand, through the perspective of the Brazilian network of Halal poultry exporters to the Middle Eastern Islamic market, how governance and social capital variables in networks create value. Through interviews with key actors in the Brazilian network of Halal chicken exporters and based on content analysis, we identified the main points of social capital and governance based on Islamic precepts. The main variables studied were trust, commitment and cooperation. It was observed that trust promotes the development of reliable interorganizational strategies that enable the construction of value, with the possibility of social benefits, as well as the ability to generate innovation through the collective learning shared on the network. The existence of trust between the participants of the social network enables commitment between them, strengthening collective goals of maintaining competitiveness and reducing the focus on individual and isolated gains. Cooperation is associated with the idea of working together to achieve mutual gains; there is evidence that, as it’s theorized in the literature regarding business networks, variables like trust, commitment and cooperation operate in a combined effort in the Brazilian Halal chicken exporters network, while the existing governance suppresses opportunistic behaviors that might compromise its performance. It’s also observable that a main supporting aspect of social capital in this network is the dissemination of guidance based on Islamic religious precepts.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Empresas, Confiança, Comprometimento, Cooperação, Governança, Halal
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão em Redes de Negócios
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto