Gestão Estratégica e Gestão Social: Suas interações, boas práticas e lacunas na visão dos stakeholders de organizações de apoio a refugiados
Anexos
Informações
Título
Gestão Estratégica e Gestão Social: Suas interações, boas práticas e lacunas na visão dos stakeholders de organizações de apoio a refugiados
Autor(es)
Leylah Marques
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
01/12/2020
Resumo
Nos últimos anos, os fluxos migratórios no Brasil cresceram significativamente. De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) do Ministério de Justiça e Segurança Pública (2020), o Brasil tem aproximadamente 43 mil pessoas reconhecidas atualmente como refugiadas em nosso território, número que supera em sete vezes o registrado no início de dezembro de 2019. Nesse cenário de acentuado aumento dos fluxos migratórios e escassez de políticas públicas governamentais efetivas voltadas à população de migrantes e refugiados no Brasil, tornou-se relevante a atuação da sociedade civil no planejamento e no desenvolvimento de ações de acolhimento, onde a gestão estratégica e a gestão social se tornam imprescindíveis para que as ações dessas organizações assistenciais ocorram com qualidade, efetividade e preservem sua sustentabilidade para que, assim, elas possam continuar no apoio às pessoas refugiadas em situação de vulnerabilidade. O objetivo desta pesquisa é analisar, por meio de estudo de caso, como a Gestão Estratégica e a Gestão Social interagem, quais boas práticas ou lacunas em organizações sem fins lucrativos (OSFLs) que atuam no atendimento a refugiados na cidade de São Paulo, de acordo com a visão de seus variados stakeholders: gestores, voluntários, colaboradores, refugiados e parceiros. Por meio de pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa, estudo de caso comparativo de duas OSFLs. Inicialmente, a coleta de dados foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental e, posteriormente, a pesquisa de campo através de anotações de campo e entrevistas semiestruturadas com os principais agentes envolvidos no processo a partir da utilização de roteiro de entrevistas pré-definido, baseado nos conceitos teóricos da pesquisa. Os resultados interpretados por meio da técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) mostram que, na visão dos seus stakeholders, nas boas práticas das entidades do terceiro setor analisadas, em ambas, são adotados princípios comuns da gestão social (acolhimento, proteção, promoção e integração), enquanto os princípios da gestão estratégica estão consolidados apenas na organização de maior porte, enquanto na outra predomina a visão empírica sem o estabelecimento de procedimentos administrativos formais. As principais lacunas encontradas nas duas OFSLs pesquisadas foram processos burocratizados, despreparo e falta de estrutura para um atendimento humanizado e pouco conhecimento sobre interculturalidade, todas identificadas nas redes de relacionamento de atendimento aos refugiados, nos stakeholders secundários, responsáveis pelas políticas públicas e também nos equipamentos governamentais que os atendem.
A contribuição da pesquisa está na constatação de que as boas práticas nas organizações sem fins lucrativos, por um lado, operam baseadas fundamentalmente na Gestão Social, na qual o alinhamento ideológico se torna um dos principais pilares para o engajamento dos stakeholders, por outro, a interatividade com a gestão estratégica pela formação identidade, imagem e reputação favorável perante à sociedade favorecem a obtenção de recursos e receitas e, conforme vão adquirindo experiência, receita e complexidade em suas estruturas e atividades, passam a ter a necessidade de utilizar as ferramentas da Gestão Estratégica. Além disso, acoplar um negócio social à OSFL é uma prática que pode impulsionar positivamente a receita, auxiliando a OSFL a manter ou mesmo ampliar suas ações sociais de apoio aos refugiados.
Resumo (EN)
In recent years, migratory flows in Brazil have grown significantly. According to the National Committee for Refugees (CONARE) of Justice and Public Security Ministry (2020), Brazil has approximately 43 thousand people currently recognized as refugees in our territory, a number that exceeds seven times that recorded in early December 2019. In this scenario of sharp increase in migratory flows and scarcity of effective government public policies aimed at the population of migrants and refugees in Brazil, the role of civil society in planning and developing welcoming actions has become relevant, where strategic management and social management become essential for the actions of these assistance organizations to take place with quality, effectiveness and preserve their sustainability so that, thus, they can continue to support refugees in vulnerable situations. The objective of this research is to analyze through a case study how Strategic Management and Social Management interact, creating good practices or gaps in non-profit organizations (NPO) that work to assist refugees in São Paulo city, from according to the vision of its various stakeholders: managers, volunteers, employees, refugees and partners. Through exploratory-descriptive research, of qualitative nature, comparative case study of two NPO. Initially, data collection was performed through bibliographic and documentary research and, subsequently, field research through field notes and semi structured interviews with the main agents involved in the process using a pre-defined interview script, based on theoretical research concepts. The results were interpreted using the Content Analysis technique (BARDIN, 2016) in the view of its stakeholders, the adoption of good practices from the analyzed Third Sector entities, in both, principles are adopted common aspects of social management (reception, protection, promotion and integration), while the principles of strategic management are consolidated only in the largest organization, while in the other, the empirical view predominates without the establishment of formal administrative procedures. The main gaps founded in the two NPOs surveyed were bureaucratic processes, unpreparedness and a lack of structure for humanized care and little knowledge about interculturality, all identified in the relationship networks for refugee care, in secondary stakeholders, responsible for public policies and also in the equipment government agencies that serve them. The research's contribution lies in the finding that good practices in nonprofit organizations, on the one hand, operate based fundamentally on Social Management, in which ideological alignment becomes one of the main pillars for stakeholder engagement, on the other, interactivity with Strategic Management through the formation of identity, image and favorable reputation towards society favor the obtaining of resources and revenues and, as they acquire experience, revenue and complexity in their structures and activities, they begin to have to use Strategic Management tools. In addition, engaging a social business with NPO is a practice that can positively boost revenue, helping NPO to maintain or even expand their social actions in support of refugees.
Tipo
Palavras-chave
gestão estratégica; gestão social; organização sem fins lucrativos; refugiados; stakeholders
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto