Estratégias de internacionalização das redes de franquias brasileiras e estrangeiras em operação no Brasil
Anexos
Informações
Título
Estratégias de internacionalização das redes de franquias brasileiras e estrangeiras em operação no Brasil
Autor(es)
Victor Ragazzi Isaac
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
17/12/2015
Resumo
O amadurecimento econômico que o mercado brasileiro tem passado na última década tem refletido diretamente no crescimento de redes de franquia existentes no país. Estas saltaram de apenas 971 em 2005 para 2.942 em 2014, fazendo inclusive com que o Brasil emergisse como terceiro maior mercado deste segmento. Tendo isto em vista, diversas redes de franquias estrangeiras começaram estrategicamente a buscar o mercado brasileiro para atuar, deixando o mercado ficou mais ainda mais competitivo. Mediante tal quadro, surge o problema de pesquisa deste trabalho que se define como: quais são as diferenças organizacionais entre as redes de franquias estrangeiras e as redes de franquia brasileiras em operação no Brasil? Busca-se responder tal pergunta à luz da Teoria da Agência e da Teoria da Escassez de Recursos. Para tanto, foram selecionadas 42 redes de franquia estrangeiras atuantes no país e 148 redes de franquia brasileiras em atuação. Para a análise dos dados obtidos utilizou-se da a regressão logística, natureza quantitativa e do método descritivo-explicativo. Os resultados encontrados apontam para uma maior capacidade de controle e monitoramento das redes de franquias estrangeiras, maior prestígio da marca das redes de franquias brasileiras e um maior valor de taxa de investimento e de manutenção por parte das redes de franquias estrangeiras atuantes no Brasil.
Resumo (EN)
The economic maturity that the Brazilian market has experienced in the last decade has reflected directly in the growth of existing franchise networks in Brazil, which jumped from just 971 in 2005 to 2,942 in 2014, even making it possible for Brazil to emerge as the third largest market in this segment . With this in mind, many networks of foreign franchises began strategically to seek the Brazilian market to act. This demand in the Brazilian market has made the franchises market in Brazil stay competitive. Through this came up the research problem of this work which is defined as: What are the organizational differences between domestic Brazilian franchise networks and foreign franchise networks operating in Brazil? We seek to answer this question in the light of the Theory of Agency and the Theory of Resource Shortage. We selected 42 networks active foreign franchise in Brazil and 148 Brazilian franchise networks operating in Brazil. For the analysis of the data obtained is used in logistic regression, quantitative and descriptive-explanatory method. The results point to a greater ability to control and monitoring foreign franchise networks, most prestigious brand of Brazilian franchise networks and a value higher investment rate and maintenance by the networks of active foreign franchises in Brazil.
Tipo
Palavras-chave
Estratégias de internacionalização, Redes de franquia, Fatores internos, Comparativo
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto