Estratégia para Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas do Setor de Iluminação Residencial e Decorativa da Cidade de São Paulo
Anexos
Informações
Título
Estratégia para Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas do Setor de Iluminação Residencial e Decorativa da Cidade de São Paulo
Autor(es)
Alberto Palou Juan
Orientador(es)
Arnaldo Luis Ryngelblum
Data de Defesa
11/08/2008
Resumo
Diante dos desafios impostos pela globalização, as empresas necessitam estruturar-se para concorrer nesse novo cenário. Para isso, não basta apenas estarem preparadas para competir no mercado local, mas também estarem aptas a enfrentar novos mercados. Assim, a internacionalização, por meio das exportações, surge como uma opção estratégica. Este trabalho baseia-se em estudo de múltiplos casos para identificar e discutir as variáveis que influenciam no baixo índice de internacionalização das micro e pequenas empresas do setor de iluminação residencial e decorativa da cidade de São Paulo, como estratégia de diversificação, com foco nos problemas de integração e coordenação de empresas para constituição de parcerias para comercialização da exportação. Este trabalho apresenta, ainda, uma revisão teórica sobre estratégias de internacionalização e possíveis formas para criação de redes de cooperação para obter vantagens competitivas, o que permitiu definir as variáveis de pesquisa. Com base na teoria, buscou-se uma estrutura conceitual que explicasse os fatores da internacionalização do ponto de vista de planejamento estratégico, análise do mercado externo, métodos de entrada e decisão de exportar, bem como das inter-relações das empresas. Os resultados mostraram falta de estruturação estratégica, bem como desconhecimento das vantagens competitivas das parcerias.
Resumo (EN)
Before the challenges imposed by the globalization, the companies need to prepare themselves to compete in this new scenery. For that it is not enough to be prepared to compete at the local market, but to be capable to face new markets. ln this way the internationalization, through the exports, appears as a strategic option. This job is based on multiple cases study in order to identify and discuss the variables that influence in the low level index of internationalization of the small and micro companies of the section of residential and ornamental illumination of the São Paulo city, as diversification strategy, with focus in the integration problems and companies coordination for constitution of partnerships for export commercialization. This job still presents a theoretical revision of internationalization strategies and possible forms to develop nets cooperation, to obtain competitiva advantage, which allowed defining the research variables. Through the theory, a conceptual structure was looked for to explain the internationalization factors, in the strategic planning point of view, analysis of the externai atmosphere, entrance methods, decision of exporting and the interrelations of the companies. The results showed the lack of strategic structure, as well as the missing knowledge of the competitiva advantages by the partnerships.
Tipo
Palavras-chave
Internacionalização, Exportação, Vantagem Competitiva, Redes de Cooperação
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto