Estratégia e empreendedorismo em redes de microfranquias: percepção de valor do suporte e marca perante classes socioeconômicas
Anexos
Informações
Título
Estratégia e empreendedorismo em redes de microfranquias: percepção de valor do suporte e marca perante classes socioeconômicas
Autor(es)
Mariangela Carli Santiago
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
04/08/2016
Resumo
Há mais de dez anos, o setor de franquias está em ascensão no mercado brasileiro. Dentro deste segmento de mercado encontram-se as microfranquias que se constituem como franquias cujo valor de investimento inicial é de até R$ 80.000,00 e, neste formato, existem 433 redes no Brasil. O objetivo geral deste trabalho é verificar a percepção de valor do microfranqueado em razão de sua classe socioeconômica, quanto ao suporte prestado pelo franqueador - treinamentos, prospecção e instalação da unidade franqueada, apoio jurídico e financeiro e consultoria de campo e manuais de operação, além de verificar a percepção desse mesmo público diante do desenvolvimento da marca pelo franqueador - propaganda e promoção, força da marca e fidelização de clientes. O problema de pesquisa tem como propósito responder à seguinte pergunta: “Há variação na percepção de valor dos microfranqueados diante do suporte do franqueador e da marca da rede decorrentes de sua classe socioeconômica?”. As variáveis adotadas são de natureza quantitativa. Foram selecionados 148 microfranqueados estabelecidos no Estado de São Paulo que responderam à pesquisa, estruturada com questões fechadas, em escala do tipo Likert de cinco pontos. Abordagens estatísticas foram utilizadas na análise dos dados, por meio de regressão linear múltipla. Os resultados encontrados não suportaram a relação de associação entre as variáveis independentes e a variável dependente da pesquisa. Este trabalho visa contribuir com o aprofundamento do estudo sobre empreendedorismo e microfranquias, uma vez que há um restrito número de publicações nacionais e internacionais que versam sobre a gestão de microfranquias sob a óptica do microfranqueado.
Resumo (EN)
For over ten years, the franchise sector is on the rise in Brazil. In this market segment are the microfranchises to act as a franchise whose initial investment amount is up to R$ 80,000.00, and, in this format, there are 433 network in Brazil. The purpose of this study is to verify the perception of microfranchisee value because of their socioeconomic status, the support provided by the franchisor - training, prospecting and installation of the franchised unit, legal and financial support and field consulting and operating manuals, as well to check the perception by this same public on the development of the brand by the franchisor - advertising and promotion, brand strength and customer loyalty. The research problem aims to answer the following question: Is there variation in the perceived value of microfranchisee before the franchisor's support and franchise’s brand due to their socioeconomic status? The variables used are quantitative. 148 microfranchisees established in São Paulo were selected and responded to the survey, structured with closed questions in Likert five points scale. Statistical approaches were used in the data analysis using multiple linear regression. The results did not support the association between the independent variables and the dependent variable of the research. This work aims to contribute to the study on entrepreneurship and microfranchises, since there are a limited number of national and international publications that deal with the microfranchises management from the perspective of the franchisee.
Tipo
Palavras-chave
Redes de franquias, Estratégia, Microempreendedorismo, Classes socioeconômica
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto