Estratégia dos negócios no setor de cabos de alta tensão: estudo de caso SIKORA
Anexos
Informações
Título
Estratégia dos negócios no setor de cabos de alta tensão: estudo de caso SIKORA
Autor(es)
Fernando Araújo Ravagnani
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
01/12/2016
Resumo
A partir da segunda metade do século passado, com as aceleradas mudanças tecnológicas, a abertura das economias anteriormente protegidas e o surgimento de mercados consumidores potenciais forçaram as empresas a se adaptarem rapidamente ante suas capacidades e competências que anteriormente eram dispensadas ou não possuíam. Particularmente, a partir dos anos 80, ocorreu a intensificação da concorrência; as empresas necessitaram se capacitar em diversos segmentos de atividades de negócios e com as crescentes pressões financeiras e os ciclos das inovações tecnológicas cada vez mais curtos, as empresas foram obrigadas a buscar por alternativas para se adaptarem a essa nova realidade. Por intermédio de pesquisa qualitativa, de natureza exploratória descritiva, com o emprego de entrevista não estruturada e análise de conteúdo, tendo como estratégia o estudo de caso, a presente pesquisa teve por objetivo principal identificar e analisar a pertinência dos preceitos presentes na estratégia de posicionamento e na visão empreendedora como fatores que explicam o sucesso da empresa. Os resultados da pesquisa permitem compreender como as premissas da teoria da estratégia empreendedora e estratégia do posicionamento acompanhadas dos preceitos do modelo VRIO do Resource Business Review (RBV) explicam o sucesso de vendas do equipamento XRAY8000 e, consequentemente, o alcance de vantagem competitiva no mercado de cabos elétricos de média e alta tensão. A contribuição da pesquisa está em discutir criticamente a interatividade entre as abordagens estratégicas em setores específicos das atividades industriais.
Resumo (EN)
From the second half of last century, with the rapid technological changes, the opening of previously protected economies and the emergence of potential consumer markets, forcing companies to adapt quickly forward their skills and competencies that were previously waived or did not. Particularly in the 80s was the increased competition, companies needed to be trained in various segments of business activities and also with growing financial pressures and the cycles of technological innovations increasingly shorter, forced companies to look for alternatives to adapt to this new reality. Through qualitative research, descriptive exploratory nature, with the job interview unstructured and content analysis, with the strategy case study, this research has as main objective to identify and analyze the relevance of the principles present in the positioning strategy and entrepreneurial vision as factors that explain the success of the company. The survey results allow us to understand how the premises of the entrepreneurial strategy theory and positioning strategy accompanied by the precepts of VRIO model Resource Business Review (RBV) explain the XRAY8000 equipment sales success and, consequently, the scope of competitive advantage in the market electric medium and high voltage cables. The contribution of research in this critically discuss the interaction between the strategic approaches in specific sectors of industrial activity
Tipo
Palavras-chave
Empreendedorismo, Estratégia, Posicionamento Estratégico
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto