Estratégia de internacionalização: um estudo comparativo entre empresas brasileiras do segmento energia elétrica
Anexos
Informações
Título
Estratégia de internacionalização: um estudo comparativo entre empresas brasileiras do segmento energia elétrica
Autor(es)
Ricardo Lerche Eleutério
Orientador(es)
Nadia Wacila Hanania Vianna
Data de Defesa
24/08/2015
Resumo
Empresas brasileiras, notadamente a partir dos anos de 1990, têm buscado atuar no cenário internacional. Trabalhos de diferentes autores têm relacionado vantagens e desvantagens desse direcionamento a outros países. Com relação às empresas do segmento de energia elétrica, que também têm atuado em outros países, formulou-se a seguinte questão norteadora desse trabalho: as empresas brasileiras de capital aberto, listadas na BM&FBovespa que adotaram estratégia de internacionalização, tiveram desempenho econômico-financeiro e social diferenciado no período 2010-2013, em relação às não internacionalizadas? Cabe salientar que, nessa pesquisa documental, foram estudadas empresas de capital nacional com ações negociadas na BM&FBovespa, porque disponibilizam suas demonstrações contábeis financeiras para análise, bem como balanços sociais. O período estudado foi de 2010 - 2013, porque nele a economia tornou-se mais estável (pós crise que afetou os mercados mundiais) e, em 2010, teve início a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) pelas empresas brasileiras com ações negociadas na BM&FBovespa, o que facilitou a comparabilidade de demonstrativos financeiros. Questões subsidiárias foram adicionadas: quais foram os modos de entrada em novos mercados, adotados pelas empresas internacionalizadas? Qual foi a motivação para o direcionamento ao cenário internacional? Para responder a esses questionamentos foram buscadas teorias que explicassem a internacionalização de empresas, e levantadas informações, diretamente das empresas, por meio de questionário. Resultados do presente trabalho, com base na análise de ‘quartis’ (medidas de posição da estatística) sinalizaram que: as empresas internacionalizadas, tendo-se em vista a configuração de índices selecionada da literatura pesquisada, apresentaram melhor desempenho econômico-financeiro em relação a 12 das 13 empresas não internacionalizadas estudadas. Adicionalmente, foram calculadas as médias dos indicadores para os dois grupos de empresas no período 2010-2013, tendo as empresas internacionalizadas apresentado média superior quanto aos índices de rentabilidade; além disso, por meio do teste não paramétrico de Mann-Whitney, obteve-se, aos níveis usuais de significância, que há diferença entre as médias de índices de rentabilidade para empresas internacionalizadas e não internacionalizadas. No tocante ao desempenho social, as empresas não internacionalizadas revelaram melhor desempenho do que as empresas internacionalizadas. Empresas que entraram no mercado internacional a partir do modo greenfield foram motivadas por questões econômicas e buscaram países que guardam pequena distância psíquica em relação ao Brasil, dada à proximidade geográfica e de idioma. Tendo-se em vista que a amostra estudada de empresas não foi colhida de modo probabilístico, os resultados não podem ser generalizados para as empresas não participantes da pesquisa. Sugere-se aprofundamentos do presente estudo, bem como sua ampliação para outras formas de avaliação de desempenho.
Resumo (EN)
Brazilian companies, especially from the 1990s, have been intending to act in the international scenario. Different authors have described advantages and disadvantages of this guidance to other countries. The main idea of this work was formulated in relation to the companies in the Electric Power segment, which have also been acting in other countries: did the Brazilian public traded companies, listed on the BM&FBovespa, which adopted internationalized strategies, have a different economic, financial and social performance in the period of 2010-2013, when compared to non-internationalized? It is important to point out that throughout this research, national companies with shares traded on the BM&FBovespa were studied because of their financial, accounting statements and balance sheets are available for consultation. In this period (2010-2013) the economy has become more stable (post-crisis that affected markets world wide), and in 2010, Brazilian companies with shares traded on BM&FBovespa adopted the International Accounting Standards (IFRS), which has facilitated the comparability of financial statements. Additional questions were added: what were the strategies adopted by the internationalized companies to enter into new markets? What was the motivation for targeting the international scenario? In order to answer these questions, researches for theories that could explain the internationalization of companies were taken along with direct information from the companies through questionnaire form. The result of the current study, based on quartile analysis (statistic position measure) pointed out that: internationalized companies, based on the selected indices present on the research literature, showed economic-financial improvement in relation to 12 of the 13 noninternationalized companies studied. In addition the mean of the index for both groups of companies from 2010-2013 were calculated, showing that internationalized companies, presented a superior average within the Profitability index (PI); furthermore, through the parametric test of Mann-Whitney, it was concluded, with the usual level of significance that there are differences between the profitability index averages for internationalized and non-internationalized companies. In relation to the social performance, the non-internationalized companies revealed better performance than internationalized companies. Companies entered the international market from the greenfield mode, were motivated by economic issues, and focused on countries that keep small psychic distance in relation to Brazil, due to their geographical proximity and language. Considering that the sample studied was not taken from a probabilistic way, the results can not be generalized for companies not participating in the research. Additional searches are suggested on this study, as well as the establishment of other forms of performance evaluation.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia de internacionalização, Desempenho econômico-financeiro, Desempenho social, Energia elétrica.
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Organizacional
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto