Estratégia de internacionalização das redes de franquias brasileiras: ambiente institucional dos mercados emergentes de destino
Anexos
Informações
Título
Estratégia de internacionalização das redes de franquias brasileiras: ambiente institucional dos mercados emergentes de destino
Autor(es)
Marcelo de Jesus Ferreira de Almeida
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
08/06/2017
Resumo
O objetivo desta dissertação consiste em analisar a internacionalização de redes de franquias brasileiras para países emergentes, crescente nas últimas décadas, e que foi motivada principalmente pela globalização, que possibilitou oportunidades tanto de expansão quanto de sobrevivência para as empresas desse segmento, por meio de negócios em mercados externos. Juntamente com a internacionalização de redes de franquias, os países emergentes passaram a ter relevância e atratividade para empresas e investidores devido à política de abertura de seus mercados a uma significativa expansão populacional e a um desenvolvimento que propiciou uma alta em sua renda média per capita. Em face da conjunção desses eventos, o objetivo da pesquisa foi identificar no ambiente institucional dos países emergentes escolhidos pelas três redes de franquias brasileiras pesquisadas, as características legais que foram determinantes em suas estratégias de internacionalização para esses mercados e responder à seguinte questão: “Quais características legais do ambiente institucional apresentam-se como entraves e oportunidades para as redes de franquias brasileiras na escolha dos países de destino em mercados emergentes?”. Foi empregado o método de estudo de caso. O resultado final desta pesquisa indicou a existência de outros fatores que motivaram a efetivação da escolha de mercados emergentes.
Resumo (EN)
This dissertation’s objective is to analyze the internationalization of Brazilian franchise networks in emerging countries – which has increased in the last decadesand was motivated mainly by globalization that enabled both expansion and survival opportunities for companies in that segment through business in foreign markets. Along with the franchising network internationalization, emerging countries have become more relevant and more attractive to companies and investors due to their market opening, to a considerable populational expansion and to a development that enabled an elevation in their average per capita income. It’s precisely against this background that this research’s goal was, through the case study methodology, to identify in the institutional environment of the chosen emergent countries, selected by the three Brazilian Franchises studied, the legal characteristics which were determining in their internationalization strategies to those markets and answer the following question: Which legal characteristics of the institutional environment present themselves as obstacles and opportunities to the Brazilian franchise network in the choice of the countries of destination in emerging markets? The final research result indicated the existence of other factors which motivated the realization in emerging markets.
Tipo
Palavras-chave
Redes de franquias, Estratégia de internacionalização, Mercados emergentes, Ambiente institucional
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto