Estratégia de internacionalização: análise comparativa do ambiente institucional dos países de destino das redes de franquias
Anexos
Informações
Título
Estratégia de internacionalização: análise comparativa do ambiente institucional dos países de destino das redes de franquias
Autor(es)
Andrea Giovani Lanfranchi
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
07/12/2017
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar o processo de internacionalização das redes de franquias de países emergentes. Foi realizada a caracterização do ambiente institucional dos países de destino das redes de franquias oriundas de países emergentes e foram identificadas suas semelhanças e diferenças com o ambiente institucional dos países de destino de franquias de países desenvolvidos. Ao contrário da maioria dos trabalhos atuais sobre redes de franquias, que exploram o processo de internacionalização seguido por redes de países desenvolvidos, este trabalho utiliza uma amostra heterogênea, formada por países desenvolvidos e emergentes. A pesquisa realizada foi quantitativa, com 568 redes de franquias de seis países – Brasil, Rússia, Índia, Estados Unidos, Alemanha e Austrália – distribuídas por 180 países de destino. Os resultados apontam que os ambientes institucionais dos países de destino das redes de franquias emergentes e desenvolvidas são semelhantes em relação às dimensões financeira e regulatória, porém são distintos em relação às dimensões econômica, política e demográfica. Espera-se, com este trabalho, contribuir para o enriquecimento da teoria institucional - por meio da identificação das preferências institucionais para escolha de países de destino das franquias de países emergentes - e da teoria de internacionalização - por meio do aprofundamento sobre o processo de internacionalização nos países emergentes.
Resumo (EN)
The objective of this work is to study the internationalization process of franchise chains from emerging countries. The institutional environment of the destination countries of franchise chains from emerging countries will be characterized and their similarities and differences from the institutional environment of the destination countries of franchise chains from developed countries will be identified. Unlike most current works on franchise chains, which explore the internationalization process followed by chains from developed countries, this work uses a heterogeneous sample of countries, formed by developed and emerging countries. The research was quantitative, with 568 franchise chains from six countries - Brazil, Russia, India, United States, Germany and Australia - distributed across 180 countries of destination. The results indicate that the institutional environments of the destination countries of the emerging and developed franchise chains are similar in relation to the financial and regulatory dimensions, but are distinct in relation to the economic, political and demographic dimensions. This work expects to contribute to the enrichment of institutional theory, through the identification of institutional preferences for the selection of countries of destination of the franchises chains from emerging countries, and to the theory of internationalization, through a deepening of the internationalization process in emerging countries.
Tipo
Palavras-chave
Redes de franquias, Internacionalização, Países emergentes, Ambiente Institucional, Teoria Institucional
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto