Empresa Familiar e a estratégia para o sucesso: Transformar conhecimento tácito em Explícito
Anexos
Informações
Título
Empresa Familiar e a estratégia para o sucesso: Transformar conhecimento tácito em Explícito
Autor(es)
Leandro de Oliveira Ferreira
Orientador(es)
Eunice Lacava Kwasnicka
Data de Defesa
30/06/2006
Resumo
Com a abertura econômica e a globalização, entre outros fatores,as empresas familiares começaram a enfrentar uma competitividade mais agressiva, para a qual não estão preparadas. Isto se deve ao fato das grandes empresas -- com maiores recursos financeiros, tecnológicos e de mão-de-obra -- poderem investir pesadamente em conhecimento, melhorando o próprio desempenho e a qualidade de seus produtos. Com isso, as empresas familiares precisam se adaptar a este novo modelo de concorrência globalizada entre grandes empresas que estão presentes até mesmo nos pequenos mercados. Uma grande fonte de vantagem competitiva para a empresa familiar é a gestão do conhecimento. Nas empresas familiares, o conhecimento tácito está mais presente e ainda mantêm algumas empresas ativas no mercado, mas a perda deste conhecimento tem levado tais empresas a perderem sua fonte de vantagem competitiva. A transformação do conhecimento tácito em explícito mostra-se como alternativa importante para que as empresas familiares transformem seu conhecimento em fonte de vantagem competitiva. Esse processo de transformação do conhecimento tácito em explícito, bem como a utilização e a disseminação desse conhecimento explícito fazem parte da gestão do conhecimento. O presente trabalho, que toma o modelo de Nonaka e Takeuchi como idéia básica, estuda quatro empresas familiares na região de Barretos, para avaliar o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito e como isso contribui para o sucesso do negócio.
Resumo (EN)
With the economical opening and the globalization, among other factors, the family companies began to face a more aggressive competitiveness, for which they are not prepared. Toe great companies with larger financial, technological and labour resources could invest and quality of their products. With that the family companies need to adapt to this new model of globalization competition, where great companies are present even in the small markets. A great source of competitive advantage for the family company is the administration of the knowledge, where the tacit knowledge is more present and it still maintains some active companies in the market, but the loss of this knowledge has been taking family companies to lose their source of competitive advantage. This process of transformation of the tacit knowledge in explicit, their use and the dissimination are part of the administration of the knowledge. The present work, that takes the model of Nonaka and Takeuchi as basic idea, studies four family companies in the area of Barretos, to evaluate the process of transformation of the tacit knowledge in explicit and with that it contributes to the success ofthe business.
Tipo
Palavras-chave
Conhecimento Tácito e Explícito, Empresa Familiar, Estratégia de Negócio
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências Estratégicas Derivadas de Influências Ambientais e Capacidades Próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto