Empreendedorismo social: redes de relacionamento entre os stakeholders e parcerias para formação de competências pessoais e sociais no Instituto Favela da Paz
Anexos
Informações
Título
Empreendedorismo social: redes de relacionamento entre os stakeholders e parcerias para formação de competências pessoais e sociais no Instituto Favela da Paz
Autor(es)
Joanilson Rodrigues da Silva
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
10/12/2018
Resumo
Nas últimas duas décadas, o empreendedorismo social adquiriu visibilidade e relevância no âmbito da produção acadêmica para se constituir em uma alternativa viável de combate à pobreza e à exclusão social como forma de educação alternativa. O Instituto Favela da Paz, localizado nos bairros Jardim Ângela e Nakamura, na cidade de São Paulo, constitui caso paradigmático de empreendedorismo social. Com base nos estudos e nos vetores teóricos propostos para a formação e desenvolvimento de competências, este estudo, de natureza empírico-teórica, por meio de pesquisa exploratória e de natureza qualitativa, tem por objetivo central investigar as redes de relacionamentos do Instituto Favela da Paz (IFP) no processo de formação de competências pessoais e sociais para o empoderamento da comunidade. O problema da pesquisa busca encontrar respostas para a questão: ‘Como o empreendedorismo social promove a emancipação pessoal e social dos envolvidos em países emergentes?’. A base teórica explicativa apoia-se nos conceitos de empreendedorismo social em seus aspectos de reciprocidade, empoderamento, gestão do conhecimento em redes e capital social. Os recortes teóricos de empreendedorismo social contemporâneo obtidos justificam-se pela capacidade de explicar fenômenos de adaptação interculturais, nos quais existem distinções de contexto, notadamente de recursos humanos e de infraestrutura. A afirmativa orientadora do estudo é que o empreendedorismo social com parcerias, junto a instituições estrangeiras, promove a transferência do conhecimento pela utilização de recursos miméticos que se complementam com recursos sociais locais, em processos de ajustes na formação de capital social. A pesquisa coleta dados de fontes primárias, por meio de entrevistas, e de fontes secundárias, pela consulta de jornais, revistas e documentos disponíveis nas organizações. Consonante com a literatura, os resultados da pesquisa apontam que a formação do empreendedor social está vinculada aos espaços e contextos de aprendizagem, à liderança coletiva e à motivação para o empreendedorismo social, sendo essas categorias permeadas pela gestão do conhecimento, capital social na formação de competências pessoais e sociais, cuja determinação emancipatória ocorre proporcionalmente ao empoderamento dos envolvidos nos projetos sociais, resultando na capacidade de decidir e deliberar de comunidade sobre os seus destinos. Ao combinar a perspectiva da teoria do capital social e a gestão do conhecimento à pesquisa em empreendedorismo social, em parceria com instituições estrangeiras quando se consideram variáveis locais e globais para a formação e desenvolvimento de competências pessoais, este estudo preenche uma lacuna de pesquisa na perspectiva da abordagem social em redes nas respectivas áreas.
Resumo (EN)
In the last two decades, social entrepreneurship has gained visibility and relevance in the field of academic production, since it constitutes a viable alternative to combat poverty and social exclusion, and as a form of alternative education. Favela da Paz Institute (Favela Institute of Peace), located in Jardim Ângela and Nakamura neighborhoods in the city of São Paulo, is a paradigmatic case of social ntrepreneurship. Based on the theoretical studies and vectors proposed for the formation and development of competences, this empirical-theoretical study, through exploratory research, of a qualitative nature, the central objective is to investigate the networks of relationships of the Favela Institute of Peace (IFP) in the process of training personal and social skills for community empowerment. The research problem seeks to find answers to the question: how does social entrepreneurship promote the personal and social emancipation of those involved in emerging countries? The explanatory theoretical base is based on the concepts of social entrepreneurship in its eciprocity aspects; empowerment, knowledge management in networks and social capital. The theoretical outlines of contemporary social entrepreneurship that have been obtained are justified by their capacity to explain intercultural adaptation phenomena, where there are distinctions of context, notably human resources and infrastructure. The guiding principle of the study is that social entrepreneurship with partnerships with foreign institutions promotes the transfer of knowledge by mimetic resources that are complemented by local social resources, in processes of adjustment in the formation of social capital. The research collects data from primary sources, through interviews; and secondary sources by consulting newspapers, magazines and documents available in organizations. Consistent with literature, the research results show that the formation of the social entrepreneur is linked to the spaces and contexts of learning, collective leadership and motivation for social entrepreneurship, being these categories permeated by knowledge management, social capital in training of personal and social competences whose emancipatory determination occurs proportionally to the empowerment of those involved in social projects, resulting in the ability to decide and deliberate of a community on its destinies. By combining the perspective of social capital theory and knowledge management with social entrepreneurship research in partnership with foreign institutions when considering local and global variables for the formation and development of personal skills, this research fills a research gap in the respective areas.
Tipo
Palavras-chave
Redes de relacionamento, Competências pessoais e sociais, Empoderamento, Gestão do conhecimento, Capital social
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais nas Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto