Efeitos do desenvolvimento do conhecimento e da cultura de competitividade no desempenho
Anexos
Informações
Título
Efeitos do desenvolvimento do conhecimento e da cultura de competitividade no desempenho
Autor(es)
Bruna Aparecida Rosseti Candido
Orientador(es)
Flávio Romero Macau
Data de Defesa
17/06/2016
Resumo
O ritmo da competição global e das mudanças tecnológicas serve de estímulo para as empresas buscarem meios para ampliar suas vantagens competitivas. Nos estudos sobre a competitividade, a visão baseada em conhecimento (KBV), uma das correntes derivada da visão baseada em recursos (RBV), tem sido usada para explicar como algumas empresas superam seus concorrentes por meio da gestão do conhecimento. Em sua operacionalização, a gestão do conhecimento pode ser abordada pelas dimensões de (i) Desenvolvimento do Conhecimento (DC), que trata da aquisição e manipulação do conhecimento, aperfeiçoando as tarefas e a expertise funcional, e (ii) pela Cultura de Competitividade (CC), que trata da orientação para aprender, inovar e empreender. Com base nesses elementos, esta pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tem como objetivo avaliar os efeitos do Desenvolvimento do Conhecimento (DC) e da Cultura de Competitividade (CC) no desempenho das empresas; se a associação entre essas duas dimensões resulta em um efeito mais pronunciado; e se a turbulência associada ao setor influencia essa relação. Para avaliar estes efeitos, utilizou-se uma survey, com dados secundários de estudos anteriores sobre as práticas de DC e CC, estabelecendo o foco em 82 empresas e comparando estas informações com dados objetivos de crescimento de vendas e crescimento de número de empregados dos anos de 2007 a 2009, divulgados no anuário das 1000” Melhores & Maiores” da “Revista Exame”. O objetivo foi analisar se empresas em que os colaboradores avaliam com maiores atividades relacionadas a DC e CC apresentam um desempenho superior. Como resultado, as relações individuais de CC e DC com o desempenho das empresas não apresentaram correlação. Ao associar DC e CC e compará-los com as informações sobre o desempenho, destacou-se a influência de DC, principalmente quando associado à turbulência do setor de manufatura.
Resumo (EN)
The pace of global competition and technological change serves as a stimulus for companies to seek ways to increase their competitive advantages. In studies on competitiveness, knowledge-based view (KBV), one of the derived streams of resource-based view (RBV), has been used to explain how some companies outperform their competitors through knowledge management. In its operation, knowledge management can be addressed in terms of (i) Knowledge Development (DC), which deals with the acquisition and manipulation of knowledge, optimizing the tasks and functional expertise; and (ii) the Culture of Competitiveness (CC), which deals with the orientation to learn, innovate and undertake business. Based on these elements, this descriptive and quantitative research aims to evaluate the effects of Knowledge Development (DC) and the Culture of Competitiveness (CC) on business performance; if the association between the two results in a more pronounced effect; and if the turbulence associated with the sector influences this relationship. To assess these effects, we used a survey with secondary data from earlier studies on DC and CC practice, focusing on 82 companies and comparing this information with objective data of the growth in the number of sales and employees from 2007 to 2009, published in the yearbook of the 1000 Best and Biggest of Revista Exame. The objective was to examine whether companies in which employees assess with greater activities related to DC and DC outperform. As a result, individual relations with DC and DC performance of the companies showed no correlation. By associating DC and DC and compare them with the information on the performance, it highlighted the influence of DC, especially when associated with turbulence of the manufacturing sector
Tipo
Palavras-chave
Gestão do Conhecimento, Cultura de Competitividade, Desenvolvimento do Conhecimento, Desempenho
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão em Redes de Negócio
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto