Correlação de indicadores de sustentabilidade e competitividade em empresas brasileiras listadas na BOVESPA
Anexos
Informações
Título
Correlação de indicadores de sustentabilidade e competitividade em empresas brasileiras listadas na BOVESPA
Autor(es)
Fernanda Cristina Ruiz
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
22/12/2016
Resumo
Essa pesquisa estuda a correlação de indicadores de sustentabilidade com competitividade nas empresas brasileiras. Para a realização do estudo, é proposto um modelo conceitual de um constructo que correlaciona quatro dimensões de sustentabilidade para a representação da vantagem competitiva das empresas brasileiras. O método de pesquisa é quantitativo, interpretativo e avaliativo, com base em dados secundários, por meio de questionários aplicados pela revista ‘GUIA EXAME’ de 2014. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizadas as bases teóricas mediante as ferramentas integradoras TBL (Triple Bottom Line), 3Ps (People-Capital Humano, Planet - Capital Natural e Profit - Lucro) e o CAC – Campos e Armas da Competição. A principal contribuição do estudo foi constatar que não há correlação entre indicadores de sustentabilidade e a competividade das empresas brasileiras, ou seja, a competitividade das empresas não aumenta a partir das ações e práticas de sustentabilidade. Não se pode deixar de evidenciar a importância da prática da sustentabilidade por questões sociais com o meio ambiente, postura ética e demais pontos, mas essas ações não aumentam a competitividade entre as empresas que as adotam no Brasil. Outra contribuição desta pesquisa está em quebrar o pensamento arraigado de que as ações de sustentabilidade aumentam a vantagem competitiva das empresas, sugerindo novos caminhos para estudos futuros.
Resumo (EN)
This research studies the correlation of sustainability indicators with competitiveness in Brazilian companies. For the study, a conceptual model of a construct is proposed that correlates four dimensions of sustainability for the representation of the competitive advantage of the Brazilian companies. The research method is quantitative, interpretative and evaluative, based on secondary data, through questionnaires applied by GUIA EXAME magazine of 2014. For the development of the study, the theoretical bases were used through TBL (Triple Bottom Line) integrating tools, 3Ps (People-Human Capital, Planet - Natural Capital and ProfitProfit) and the CAC - Competition Fields and Weapons. The contribution of the study was to verify that there is no correlation between sustainability indicators and the competitiveness of Brazilian companies, that is, the competitiveness of companies does not increase from the actions and practices of sustainability. The importance of the practice of sustainability for social issues with the environment, ethical posture and other points can not be ignored, but these actions do not increase the competitiveness among the companies that adopt them in Brazil. Another contribution of this research is to break the deep-rooted thinking that sustainability actions increase the competitive advantage of companies, suggesting new paths for future studies
Tipo
Palavras-chave
Empresas Sustentáveis, Sustentabilidade, Competitividade Empresarial, Indicadores
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto