COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO EM REDES DE TURISMO: exemplos de organizações voltadas para o carnaval paulistano
Anexos
Informações
Título
COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO EM REDES DE TURISMO: exemplos de organizações voltadas para o carnaval paulistano
Autor(es)
Zulmira Ferreira Silva
Orientador(es)
Ernesto Michelangelo Giglio
Data de Defesa
11/12/2019
Resumo
As escolas de samba são organizações que regularmente são analisadas pela Sociologia e pela Antropologia, surgindo, nos últimos anos, pesquisas na Administração que buscam os aspectos organizacionais e sociais das instituições envolvidas. No entanto, ainda são raros os trabalhos que utilizam a perspectiva de redes na análise desse campo organizacional. Este trabalho segue os princípios da abordagem social de redes e objetiva analisar quais e como se manifestam os sinais de relações de cooperação e competição nas redes de eventos turísticos, com foco nas escolas de samba de São Paulo. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, com instrumentos de coleta criados a partir de indicadores selecionados. Os instrumentos foram entrevistas, com roteiro e documentos de fontes secundárias, e os sujeitos das entrevistas foram os dirigentes das escolas de samba. A análise dos discursos foi realizada conforme a técnica de análise de conteúdo. Os discursos dos sujeitos foram convergentes, mostrando que nas relações intraorganizacionais predomina a cooperação e nas interorganizacionais cada escola cria suas parcerias e resolve seus problemas, sem cooperação e sem competição. Eventualmente, uma escola grande ajuda uma escola pequena ou na hora do desfile, diante de uma emergência. Não existe a competição clássica dos livros de Administração; a única competição mencionada foi a do concurso de Carnaval. A resposta da pergunta da pesquisa é que não se sustenta a proposição de coexistência de cooperação e competição nas redes de escolas de samba de São Paulo. Assim, o trabalho contribui para o aprofundamento do debate sobre as relações sociais concomitantes ou exclusivas nas redes. Um benefício metodológico importante foi a apresentação de uma matriz de indicadores sobre as duas categorias especialmente construídas para as características das redes que envolvem escolas de samba. O trabalho limitou-se a entrevistas nas escolas de samba e não aos demais atores da rede. Fica como sugestão para futuras pesquisas, o aprofundamento de investigação sobre casos como os aqui apresentados, que têm objetivos sociais claramente definidos e que estão envolvidos em algum tipo de exibição e concurso. A partir da análise aqui realizada, tais casos parecem seguir caminhos específicos de relações de cooperação e competição.
Resumo (EN)
Samba schools are organizations that are regularly analyzed by Sociology and Anthropology, and in recent years research has emerged in Administration, seeking the organizational and social aspects of the institutions involved. However, works that use the perspective of networks in the analysis of this organizational field are still rare. This paper follows the principles of the social approach to networks and the objective is to analyze which and how are the signs of cooperation and competition relations in tourist event networks, focusing on the samba schools of São Paulo. The research is characterized by being qualitative, with collection instruments created from selected indicators. The instruments were script interviews and documents from secondary sources. The subjects of the interviews were the leaders of the samba schools. Discourse analysis was performed according to the content analysis technique. The discourses of the subjects were convergent showing that in intraorganizational relations predominates cooperation and in interorganizational each school creates their partnerships and solves their problems without cooperation and without competition. Eventually, a large school helps a small school, or at parade time in the face of an emergency. There is no classic competition for business books. The only competition they mentioned was the carnival contest competition. The answer to the research question is that the proposition of coexistence of cooperation and competition in the networks of samba schools of São Paulo is not supported. Thus, the work contributes to the deepening of the debate about the concomitant or exclusive social relations in the networks. An important methodological benefit is the presentation of a matrix of indicators on both categories, especially built for the characteristics of networks involving samba schools. The work was limited to interviews in samba schools and not to other actors of the network. For further research, further research on cases such as those presented here, which have clearly defined social objectives and which are involved in some kind of exhibition and contest, is a suggestion for future research. From the analysis performed here, such cases seem to follow specific paths of cooperation and competition relations.
Tipo
Palavras-chave
Redes, Competição, Cooperação, Turismo, Carnaval
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais nas Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto