Clusters Comerciais e Governança Supraempresarial – um estudo em concentrações de lojas na cidade de São Paulo/SP
Anexos
Informações
Título
Clusters Comerciais e Governança Supraempresarial - um estudo em concentrações de lojas na cidade de São Paulo/SP
Autor(es)
Teresinha de Jesus Carelli
Orientador(es)
João Paulo Lara de Siqueira
Data de Defesa
26/08/2011
Resumo
Em uma economia em que as transformações recentes criaram necessidade de um comportamento empresarial com nova dinâmica, mais flexível e abrangente, também tornou-se necessário aplicar novas estratégias para competir, entre elas a cooperação entre os atores. No segmento do varejo, a competição é muito acirrada e estar sozinho neste novo comportamento de mercado enfraquece o negócio; competir em conjunto é mais viável para a sobrevivência. Uma das estratégias para esse enfrentamento é a formação de um aglomerado e de uma governança no local. O principal objetivo deste trabalho foi identificar se há existência de governança nos clusters pesquisados e suas ações estratégicas. Para isso foi feito um levantamento bibliográfico sobre clusters e governança, no qual foi realizada uma pesquisa empírico-analítica, com pesquisa descritiva e quantitativa. A população de interesse para pesquisa foram os clusters comerciais, tais como o da rua Teodoro Sampaio – instrumentos musicais, a rua do Gasômetro – segmento madeireiro e a Vila Madalena – concentrações de bares, nos quais foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas. Para realizar uma comparação, foram estudadas a Associação Cultural de Revitalização e Recuperação do Brás, as Câmaras de Dirigentes Lojistas da Santa Ifigênia e do Bom Retiro, sendo a coleta de dados feita por meio de entrevistas com questões abertas. Os principais resultados obtidos foram que alguns clusters apresentam governança e os lojistas reconhecem esta governança, outros não apresentam governança. Nos clusters em que foi identificada governança, há caracterização formal – como no caso das Câmaras de Dirigentes Lojistas - e informal, como no caso da rua do Gasômetro.
Resumo (EN)
ln an economy where changes have lead to the need of conducting business with a new dynamic, more flexible, and more comprehensive way. ln this new context, the companies must apply new strategies to compete including cooperation between the actors. ln the retail business, competition is very hard and seems that to be alone in this new context weakens the business; instead, to compete together is more viable for survival. One strategy for dealing with this problem is the formation of a c/uster and the adoption of governance. The main objective of this study was to identify whether there were applied governance practices regarding strategic actions in the surveyed clusters. To this was based on a literature on clusters and governance, which was peformed in na empirical analytical research with descriptive and quantitatve. The population of interest for research, are the commercial clusters, and that this population sample was presented to the cluster of Rua Teodoro Sampaio -musical instruments, Rua do Gasômetro - wood industry, Vila Madalena - concentrations of bars, where they were administeres questionnaire with open questions and closed questions. ln arder to do this study it will be based in the literature on clusters and governance, with use of empirical-analytic research, with descriptive and quantitative toais. The aimed population of the research were the commercial clusters, and that this population, the study used a sample of Rua Teodoro Sampaio - Musical instruments - in São Paulo / SP. The research used questionnaires with open questions and closed questions. ln arder to produce a comparison with the data collected in this sample, three other samples were observed using open questionnaires as a method of acquiring information: Associação Cultural de Revitalização e Recuperação do Brás, the Câmara de Dirigentes Lojistas da Santa lfigênia and the Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro. The main results were that some clusters have governance and governance retailers recognize this, others do not governance. ln clusters that were identified for formal characterization of governance - as in the case of Câmaras de Dirigentes Lojistas and informal as in the Rua do Gasômetro.
Tipo
Palavras-chave
Varejo, Competitividade, Estratégia, Clusters, Governança
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão em Redes de Negócios
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto