Avaliação Institucional de Organizações Educacionais: método de auto-avaliação para a gestão de organizações públicas do ensino fundamental
Anexos
Informações
Título
Avaliação Institucional de Organizações Educacionais: método de auto-avaliação para a gestão de organizações públicas do ensino fundamental
Autor(es)
Mauricio Biazotto Corte
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
27/06/2006
Resumo
O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir da revisão teórica de modelos empregados para a avaliação da gestão de organizações empresariais, observando os conceitos que sustentam a Teoria Sistêmica da Administração e propondo, a partir disto, a validação de um instrumento adaptado de auto-avaliação para as organizações públicas do ensino fundamental.
O modelo avaliativo pretende aferir quatro dimensões da gestão educacional – eficiência, eficácia, efetividade e relevância – e, para tanto, utiliza quatro modelagens conceituais, o Modelo de Aprendizagem Organizacional de Argyris e Schön, o Modelo de Robbins, o Modelo de Hadji e o Modelo do Prêmio da Qualidade na Gestão Pública – PQGF que, integrados, caracterizam um Modelo Sistêmico para avaliação da gestão.
O instrumento de auto-avaliação foi submetido às Secretarias Estaduais da Educação de 27 Estados brasileiros, com a finalidade de validar sua adequação ou não para a avaliação da gestão de organizações públicas do ensino fundamental, segundo as quatro dimensões da gestão educacional.
O método utilizado neste estudo foi o descritivo estatístico; para a obtenção dos dados primários utilizou-se um questionário estruturado, numa escala Likert, e para análise dos resultados foram utilizados os métodos de MACNAUGHTON, do qui-quadrado e do teste de Kolmogorov-Smirnov.
Os resultados foram limitados a oito respondentes, o que não permitiu generalizar a validação do instrumento de auto-avaliação para o universo das organizações públicas do ensino fundamental do país; porém, apesar do pequeno número de respondentes, os resultados permitem a inferir a existência de uma grande lacuna entre os conceitos da Administração - usualmente empregados nas organizações empresariais e em outros setores da economia - e a realidade da gestão das organizações públicas do ensino fundamental, evidenciando preconceitos, ora semânticos ora filosóficos, de tal forma que, em alguns casos, se manifestam como se a escola não fosse uma organização orientada por métodos, resultados e competência gerencial.
Diante do exposto, desconsiderando o viés relacionado à necessidade de adequação da linguagem do instrumento de auto-avaliação ao universo das organizações públicas do ensino fundamental, os resultados encontrados permitiram validar o modelo como mecanismo avaliativo dentro dos requisitos aceitos para avaliar a gestão das organizações de educação do ensino fundamental.
Resumo (EN)
CORTE, Mauricio Biazotto. lnstitutional valuation of Educational Organizations: Self-valuation for the management of public organizations of elementary school - Systemic Model. 2006, fs. Master Dissertation in Management - Management Post Graduation Program, Universidade Paulista, São Paulo.
The present research was developed form the theoretical review of the models used for the valuation of the organization business management, observing the concepts that support the systematic administration Theory and propose, from this, the validity of an adapted instrument of self-valuation for the public organizations of the elementary school.
The valuation model intends to inter four dimensions of the educational management efficiency, efficacy, and eminence - and, there for, uses four models of concepts, The organizational learning model of Argyris and Sehõn; The Robbins Model, The Hadji model and the public management quality reward model, that, integrates, characterize a systematic model for the management valuation.
The self-valuation instrument was submitted to the Education State Department of Twenty seven states, in order to validate its adequacy or not, for the management valuation of public organizations of elementary schools, according to the four dimensions of the educational management.
The method used in this study was of statistic and description; for the acquisition of the primary data was used a structured questionnaire, in a Likert scale, and for the results analysis were used the MACNAUGHTON methods, of x2 and the Kolmogorov - SMIRNOV Test.
The results were limited to eight responders, which did not allow generalize the validation of the self-valuation instrument to the public organization universe of elementary school from the country, but, in spite of the little number of responders, it is able to inter the existence of an enormous gap among the administration concepts, usually used in the organization of the enterprises and in other economy sectors, and the reality of the management of the public organizations of elementary school, leading sometimes to semantic preconceptions, sometimes philosophic preconceptions, so in some cases, they manifest as the school was not considered an organization guided by methods, results and management competence.
The results of the research regardless the necessity of language adequacy of selfvaluation instrument for the public organization universe of elementary school, permitted the validation of the proposed model as valuation mechanism in the accepted requirements in order to valuate the management of the educational organization of management of the elementary school.
Tipo
Palavras-chave
Avaliação, Dimensões da gestão educacional, Auto-avaliação
Área de Concentração
Estratégia Empresarial
Linha de Pesquisa
Influências Ambientais sobre as Organizações
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências Estratégicas Derivadas de Influências e Capacidades Próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto