As Competências Organizacionais da Empresa Longeva: uma Investigação no Setor Editorial-Livreiro
Anexos
Informações
Título
As Competências Organizacionais da Empresa Longeva: uma Investigação no Setor Editorial-Livreiro
Autor(es)
Carlos Roberto dos Santos
Orientador(es)
Ademir Antonio Ferreira
Data de Defesa
29/06/2010
Resumo
A noção de competitividade entre as empresas ganhou importância entre os gestores. O meio acadêmico tem fomentado trabalhos teóricos e empíricos a respeito de temas como vantagem competitiva, reengenharia, estratégia, recursos da empresa etc., que ajudam a entender melhor o funcionamento das empresas, bem como o sucesso e a permanência no mercado. Todo o conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos trouxe aos gestores elevado grau de domínio sobre os negócios, gerando lucros aos acionistas, expansão dos negócios e sucesso das empresas. Contudo, se o conhecimento adquirido promoveu evolução nos padrões de gestão dos negócios, ainda não se tem garantia de que o mesmo conhecimento garanta a existência da empresa por longos anos no mercado; como é possível, com tanta facilidade de acesso à informação e domínio de aspectos teóricos e práticos, não garantir que as empresas permaneçam, cresçam e se perpetuem por anos no mercado? É possível questionar que, talvez, o lucro como grande motivador dos negócios possa não ser, afinal, a principal meta de toda empresa que queira se tornar longeva. Alguns estudos mostraram que as empresas que se mantêm longevas no mercado consideram o lucro apenas um dos objetivos a serem alcançados. O presente trabalho busca identificar quais as características presentes nas empresas longevas e utiliza, como conceito, a noção de competências organizacionais. A pesquisa desenvolve-se no segmento editorial-livreiro, por meio de levantamento das competências organizacionais presentes nas editoras livreiras com mais de vinte anos de existência. O instrumento de coleta de dados escolhido foi o questionário. Os resultados da análise descritiva mostraram: a) conhecimento do negócio editorial-livreiro, b) necessidade de adaptar-se às contingências do mercado c) criação e manutenção do relacionamento com o cliente são as competências mais importantes para as editoras longevas pesquisadas. Por outro lado, a análise fatorial com correspondência múltipla demonstrou que as editoras microempresas consideram como extremamente relevantes as competências de cultura interna ao cliente, aspectos organizacionais de controle dos recursos e ambiente interno satisfatório; já as empresas de pequeno a médio-grande porte enfatizam aspectos relacionados à produção e distribuição de livros.
Resumo (EN)
The notion of competition between companies has gained importance among managers. The academic world has fostered theoretical and empirical papers on topics such as competitiva advantage, reengineering, strategy, enterprise resources, etc .. That help to better understand how businesses operate and the success and stay on the market. AII knowledge acquired over the past years has braught to managers, high degree of contrai over the business, generating prafits for shareholders, business expansion and business success. However, if the knowledge acquired pramoted developments in patterns of business management, there is still no guarantee that the sarne knowledge ensures the existence of the company for many years on the market, as you can so easily access information and domain aspects theoretical and not practical to ensure that companies remain, graw and perpetuate for years on the market? You can question that, perhaps, prafit as the great motivator of business may not be at all the great goal of any company that wants to become long-lived. Some studies have shown that companies are still enduring the market consider the prafit one of the objectives to be achieved. ln that sense, this paper seeks to identify which characteristics in the long-lived companies, as a concept and uses the concept of organizational skills. The research develops in the book-publishing segment, by surveying the organizational skills present in the book publishers with over twenty years of existence. The method chosen for data collection was a questionnaire. The results of descriptive analysis showed that: a) knowledge of book-publishing business, b) to adapt to the vagarias of the market and c) creating and maintaining the customer relationship are the most important skills for enduring the publishers surveyed. Moreover, the factor analysis showed that multiple correspondence with publishers micra-enterprises regard as highly relevant skills of internai customer cultura, organizational aspects of resource contrai and internai environment satisfactory, since the small-to medium-large emphasize aspects related to production and distribution of books.
Tipo
Palavras-chave
Longevidade, Competências Organizacionais, Segmento Editorial-Livreiro
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Organizações: teoria, comportamento e gestão
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto