Aprendizagem Organizacional por meio de Reclamação do Consumidor e sua Influência nas Estratégias Empresariais
Anexos
Informações
Título
Aprendizagem Organizacional por meio de Reclamação do Consumidor e sua Influência nas Estratégias Empresariais
Autor(es)
Rosa Lucia Pugliese
Orientador(es)
Arnaldo Luiz Ryngelblum
Data de Defesa
13/06/2012
Resumo
Estudos realizados a respeito de reclamações de consumidores reforçam a necessidade de responder favoravelmente às insatisfações, partindo do pressuposto de que obter novos consumidores é mais dispendioso do que manter aqueles que já foram cativados. Neste contexto, o presente trabalho buscou analisar, a partir das reclamações de clientes, qual é o tratamento dado por parte das empresas de call center e suas contratantes, objetivando o aprendizado que essas reclamações podem gerar nas empresas envolvidas. As estratégias corporativas têm, mais recentemente, buscado medir satisfação e fidelização dos clientes, justamente para estabelecer relações de longo prazo bem-sucedidas, que podem ser obtidas na medida em que a estratégia é provida por uma aprendizagem oriunda das reclamações dos clientes. A partir do modelo de aprendizagem organizacional defendido por DiBella e Nevis (1999), buscou-se investigar os fatores facilitadores da aprendizagem nas empresas pesquisadas, agregando o posicionamento de que o conhecimento das pessoas adquire características de um bem valioso, às vezes escasso, mas que, idealmente, deve ser compartilhado (BARNEY, 1991), sugerindo a presença de posicionamentos estratégicos e administrativos focados na aprendizagem organizacional. Foram pesquisados três call centers localizados na cidade de São Paulo e uma empresa contratante de cada um deles. Os resultados indicam que as empresas são conscientes da importância da reclamação de clientes para ajustar sua estratégia, embora existam lacunas para a plena utilização dessas reclamações como geradoras de aprendizado e se constituírem em vantagem competitiva sustentável.
Resumo (EN)
Studies on consumer complaints underscore the need to respond positively to dissatisfaction on the assumption that getting new customers is more expensive than keeping those who have been captivated. ln this context, this paper seeks to analyze, from customer complaints, which is the treatment given by the cal/ center companies and their contractors, aiming at learning that such complaints can lead to the companies involved. Corporate strategies have more recently sought to measure satisfaction and loyalty, just to establish long term relationships successful, which can be obtained in that the strategy is provided by a learning arising from customer complaints. From the organizational learning model advocated by DiBella and Nevis (1999), we investigated the factors that facilitate learning in the companies surveyed, adding the position that people's knowledge acquired characteristics of a valuable asset, sometimes sparse, but ideally, should be shared (Barney, 1991), suggesting the presence of strategic and administrative positions focused on organizational learning.
We searched three cal/ centers located in Sao Paulo and one contractor for each. The results indicate that companies are aware of the importance of complaints by customers to adjust their strategy, although there are gaps for the fui/ use of these claims as generating learning and forming themselves into sustainable competitive advantage.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia de empresas, reclamação do consumidor, aprendizagem organizacional, RBV - Resource Based View
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto