Análise das lógicas institucionais de proteção ao consumidor da ANATEL e ANS: como as agências reguladoras de telecomunicações e da saúde suplementar funcionam para atender às solicitações e reclamações dos consumidores
Anexos
Informações
Título
Análise das lógicas institucionais de proteção ao consumidor da ANATEL e ANS: como as agências reguladoras de telecomunicações e da saúde suplementar funcionam para atender às solicitações e reclamações dos consumidores
Autor(es)
Mirian Mazini Rodrigues
Orientador(es)
Arnaldo Luiz Ryngelblum
Data de Defesa
29/06/2016
Resumo
Na década de 1990, o Estado Brasileiro iniciou o processo de privatizações de alguns setores da economia, reordenando sua posição estratégica e transferindo para a iniciativa privada as atividades antes prestadas pelo setor público. Com essa reestruturação, fez-se necessária a criação das agências reguladoras para ponderar a relação empresas-consumidores, bem como para fiscalizar os investimentos dessas prestadoras de serviços. O presente trabalho tem por objetivo analisar práticas e estruturas institucionais entre as agências reguladoras, ANATEL e ANS, com relação ao atendimento das reclamações dos consumidores. O referencial teórico dessa pesquisa fundamenta-se nos conceitos do novo institucionalismo, no qual se busca compreender como o campo institucional pode intervir na configuração dessas agências e nas mudanças de suas práticas e estruturas para obter um equilíbrio na relação entre as empresas e os consumidores. Como instrumentos de pesquisa, utilizaram-se mecanismos de coleta de informação na forma de entrevistas semiestruturadas e consulta de bases de dados secundários. O questionário foi elaborado a partir dos conceitos do novo institucionalismo. O resultado possibilitou a identificação das lógicas institucionais das agências e entender que essas podem sofrer mudanças com influências dos consumidores, órgãos de defesa do consumidor governamentais e não governamentais. Outro resultado importante foi compreender que as diferentes instituições, como agências reguladoras, órgão de defesa do consumidor, governamental e não governamental, judiciário, operadoras e consumidores podem ter lógicas diferentes que confluem ou divergem a cada conflito e desse podem surgir lógicas prevalecentes que, por vezes, se modificam ou se sustentam.
Resumo (EN)
In the 1990s of last century, the Brazilian government began the privatization process of some sectors of the economy, reordering its strategic position and transferring to the private sector the activities provided by the public sector. With this economic restructuring, it was necessary the creation of regulatory agencies to balance the businesses and consumers relationship, as well as to oversee the investment of such service providers. This study aims to compare the practices and institutional structures between regulatory agencies, ANS and ANATEL, regarding the service of consumer complaints. The concepts of the New Institutionalism are the theoretical framework of this research that seeks to understand the influences of culture and values, and how they might intervene in the strategies of these agencies in order to change their practices and structures aiming to achieve a balance in the relationship between businesses and consumers. In order to gather information, the used mechanisms include semi-structured interviews and access to secondary databases. The questionnaire used in the interviews was based on the concepts of New Institutionalism. The result enabled the identification of institutional logics of agencies and understand that these are subject to change with influences consumer, government consumer protection agencies and non-governmental. Another important result was to understand that the various institutions such as regulatory agencies, consumer protection agency, governmental and non-governmental, judicial, operators and consumers may have different logics that converge or diverge each conflict and that may arise prevailing logic that sometimes to modify or sustain.
Tipo
Palavras-chave
Novo Institucionalismo, Agências Reguladoras, ANS, ANATEL
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégia Empresarial
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto