Análise da Competitividade de Empresas do Cluster de Calçados Femininos de Jaú pelo Modelo de Campos e Armas de Competição
Anexos
Informações
Título
Análise da Competitividade de Empresas do Cluster de Calçados Femininos de Jaú pelo Modelo de Campos e Armas de Competição
Autor(es)
Eliomar Borges Furquim
Orientador(es)
José Celso Contador
Data de Defesa
28/06/2006
Resumo
As indústrias do pólo de Jaú oferecem um produto manufaturado de alta categoria, produzido por mão-de-obra capacitada e especializada, confeccionado em material nobre. Grande parte das empresas integrantes do pólo calçadista de Jaú - 99% - atende ao público feminino, infantil e adulto, para todos os estilos: esportivo, casual, social e clássico.
A produção do calçado feminino está voltada para um mercado maior do que a do segmento masculino, o que exige mais flexibilidade e agilidade das empresas para acompanhar a velocidade das mudanças do mundo da moda. O calçado feminino, um produto basicamente sazonal, representa a tradição do calçado brasileiro de exportação, o que facilita sua comercialização.
Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, buscando entender os conceitos de cluster e de campos e armas da competição, para se obter uma análise da competitividade das empresas de calçados femininos do município de Jaú.
Foram realizadas pesquisas em empresas, tendo em vista identificar um perfil do setor calçadista, como também verificar os procedimentos praticados para obtenção da competitividade no mercado adotados na sua produção.
Os dados da pesquisa de campo, tratados segundo os preceitos do Modelo de Campos e Armas de Competição, revelaram que preço e qualidade são os campos da competição utilizados para obtenção da competitividade.
Resumo (EN)
The industries of the polar region of Jaú offer a product manufactured first-rate, produced for enabled and specialized workmanship, made in noble material. Great part of the integrant companies of the polar region Jaú's footwear - 99% - attends to the feminine public, be infantile or adult, for all the styles: sporty, casual, social and classical.
The production of the feminine footwear is directed to a larger market than the one of the masculine segment, what it demands more flexibility and agility of the companies to accompany the speed of the changes of the fashionable world. The feminine footwear, a basically seasonal product, represents the tradition of the export Brazilian footwear, what it facilitates your commercialization.
lt accomplished initially a bibliographical research, seeking to understand the field and guns concepts of the competition, and cluster, to obtain an analysis of the competitiveness ofthe companies of feminine footwear's ofthe district of Jaú.
They were accomplished researches in companies, having in mind identify a profile of the footwear's sector, as well as verify the procedures practiced for obtainment of the competitiveness in the market adopted in your production.
Of ownership of these information, the model demonstrated that price and quality are the field of the competition used to obtainment of the competitiveness.
Tipo
Palavras-chave
Vantagem Competitiva, Campos e Armas da Competição, Cluster, Estratégia Competitiva
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto