Ambiente institucional e o desenvolvimento das redes de franquias na região norte do Brasil.
Anexos
Informações
Título
Ambiente institucional e o desenvolvimento das redes de franquias na região norte do Brasil.
Autor(es)
Claudinei da Rosa
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
22/02/2022
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar quais dimensões do ambiente institucional estão relacionadas à presença de redes de franquias na Região Norte do Brasil. Para atingir este objetivo, foram utilizados dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising (2018 - 2019), contemplando 129 cidades da região envolvida. Por meio da análise de tabelas, gráficos e medidas de resumo numérico, verificou-se que aproximadamente 38,0% das redes de franquias estão localizadas no estado do Pará, 18,0% em Rondônia, 14,0% no Tocantins, 12,0% no Amazonas; 7,0% no Amapá, 6,0% no Acre e 5,0% em Roraima, atestando que, apesar de ser um segmento de forte presença, ainda há espaço para crescimento. Para melhor entendimento do fenômeno foram estudados os conceitos de redes de franquias, a estratégia de expansão geográfica e as características do ambiente institucional referente às dimensões demográfica, econômica e de recursos humanos. A metodologia utilizada foi quantitativa, exploratória, de dados secundários. A mensuração dos dados estatísticos foi realizada com a técnica de análise de regressão múltipla e análise multivariada. Para explicar a atração de redes de franquias foram utilizados doze indicadores disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados confirmaram as três hipóteses do estudo, sendo possível concluir que quanto melhores os indicadores relacionados à demografia, situação econômica e recursos humanos, maior será a atratividade das redes de franquias para os mercados da Região Norte. Ressalta-se que o estado do Pará foi o mais promissor de possíveis expansões das redes de franquias, uma vez que se destacou em todos os índices analisados. Isto pode ser compreendido devido ao fato de o Pará ser o maior estado populacional da Região Norte, apresentando maior atração de mercado consumidor para as redes de franquias. Espera-se, com este estudo, contribuir de duas formas: (1) para o enriquecimento da teoria do ambiente institucional voltada à expansão dos negócios; e (2) para a difusão da teoria de expansão geográfica para a Região Norte do Brasil, com foco no modelo de redes de franquias.
Tipo
Palavras-chave
Redes de franquias. Ambiente institucional. Desenvolvimento Regional. Expansão geográfica.
Publicado em
ROSA, C. da; MELO, P. L. de R. (Orientador) Ambiente institucional e o desenvolvimento das redes de franquias na região norte do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/85/94416/CLAUDINEI-DA-ROSA.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP