Alinhamento organizacional do setor supermercadista de Araçatuba de 1990 a 1999: um estudo de duas organizações supermercadistas.
Anexos
Informações
Título
Alinhamento organizacional do setor supermercadista de Araçatuba de 1990 a 1999: um estudo de duas organizações supermercadistas.
Autor(es)
Antonio Siciliano
Orientador(es)
Arnaldo Luiz Ryngelblum
Data de Defesa
29/06/2006
Resumo
O presente trabalho procura (a) identificar respostas específicas, adotadas pelos supermercados de Araçatuba, às mudanças ambientais provocadas pela abertura econômica, iniciada no período de 1990; e (b) manifestações macroeconômicas importantes, especialmente em 1994 e em 1999, bem como alterações subsequentes inter-relacionadas. Com o apoio de modelos teóricos desenvolvidos por Miles e Snow (1978) que privilegiam a importância do ambiente externo a partir da percepção dos dirigentes empresariais, conjuntamente com as desenvolvidas por Porter (1986), descreveu-se a adaptação de dois supermercados àquelas mudanças. Desta forma, faz-se a introdução ao tema, com a apresentação das condições externas vigentes e as mudanças ambientais percebidas pelo setor em relação ao período anterior a 1990, apresentando os objetivos, o problema, e as questões de pesquisa, mostrando a relevância e originalidade do tema. Em seguida, é abordada a importância do ambiente externo na análise, formulação de estratégias e adequação das organizações a estes ambientes, discutindo o referencial teórico adotado e demonstrando o porquê do uso de dois autores e modelos diferentes, e por que permitem uma análise apropriada das circunstâncias em questão. O processo de globalização que atingiu o setor supermercadista de uma maneira geral e, especificamente, o de Araçatuba, e suas características mais conhecidas, antes de 90 e após a abertura, são examinados, mostrando suas principais mudanças. O resultado do estudo dos casos da Cooperativa e do supermercado Rede e sua análise indicaram modificações estruturais em ambos, sendo que a estratégia principal foi mantida nas duas unidades pesquisadas. Nota-se que houve também um aumento do foco no cliente, com a preocupação de tentar descobrir e satisfazer os atributos mais valorizados pelos mesmos.
Resumo (EN)
This work has tried to identify specific answers adopted by the supermarkets in Araçatuba to the environmental changes brought by the economic overture, started in the 1990s, and other macroeconomic important manifestations, especially in 1994 and again in 1999, and the following interrelated changes. lt has been described the adaptation of two supermarkets to those changes, with the support of theoretical models developed by Miles and Snow, that focus on the importance of the externai environment of companies, taking in consideration the perceptions by the companies' managers, and Porter's. ln this manner, the subject has been introduced with the description of the externai conditions of the time and the environmental changes perceived by the industry in relation to the period previous to 1990, introducing the objectives, the problem, and the research questions, showing the subject's relevance and originality. Next, the analysis of the externai environment is examined together with the literature review on strategy, and demonstrating the reason for the adoption ofthe two models and why they facilitate the analysis of the circumstances in question. The globalization process that has striken the supermarket industry in general and, specifically, in Araçatuba, is evaluated showing its main changes. The result of the case studies on the Cooperativa and that of the supermarket Rede, plus their analyses have indicated structural changes in both, while their main strategy has been kept in both cases. lt can be also noticed an increase in the focus on the client, with a concern to find out and satisfy the most valued characteristics by these clients.
Tipo
Palavras-chave
Alinhamento estratégico, Supermercados, Mudança ambiental, Estrutura organizacional, Indicadores de desempenho
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e próprias
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto