A segmentação de mercado como vantagem competitiva: um estudo exploratório no setor de turismo para single na cidade de São Paulo
Anexos
Informações
Título
A segmentação de mercado como vantagem competitiva: um estudo exploratório no setor de turismo para single na cidade de São Paulo
Autor(es)
José Ricardo Ramos Feris
Orientador(es)
Roberto Bazinini
Data de Defesa
28/06/2006
Resumo
A presente pesquisa tem por finalidade estudar um novo nicho nos serviços turísticos: O Turismo para Single. Dados do IBGE em 2004 indicam que há 18 milhões de solteiros e 15 milhões de pessoas entre viúvos e descasados. Pesquisa feita pela “Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV” e pela “Empresa Brasileira de Turismo – Embratur” no ano de 2000, citado em reportagem da revista Viagem e Turismo de 2002 e 2004 revelam que mais de 1 milhão de brasileiros viajam sozinhos no Brasil e que um em cada três casamentos acaba em divórcio; portanto, pode-se dizer que estar sozinho é uma tendência da modernidade. Tudo isto faz com que o Turismo para Single seja umas das mais fortes tendências do mercado turístico atual, o que leva as empresas a se tornarem mais competitivas para atender a este mercado. Com esse intuito, foi realizada pesquisa exploratória de natureza qualitativa por meio de estudo de caso e amostra por conveniência para coleta dedados junto às Agências de Viagem do setor de turismo na cidade de São Paulo.
O resultado da pesquisa apontou crescimento da procura por parte do público single e a consolidação das empesas que se dedicam a esse seguimento de mercado na última década e, consequentemente, a necessidade das empresas desenvolverem novos serviços e estratégias de marketing como vantagem competitiva, visto que a tendência da concorrência desse setor de mercado é tornar-se cada vez mais acirrada e, para isso, cada vez mais, em consonância com os preceitos da Escola Estratégica Ambiental, a inovação é necessária.
Resumo (EN)
This research has the aim to study a new hidden opportunity in the segmentation of tourism services: that is the tourism of single people.
Data of the "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística" shows that are more than 18 million single person and 15 million of people widowers and dismarrieds in Brazil. Research made by "Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV" and "Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR", showed that more than 1 million of brasilian travei alone in Brazil, and that one in each three marriages finish in a divorce; thus, it may be said that to be alone is a feature of modernity. AII this makes the tourism for single people be the one that has the greatest trend in the tourism market nowadays, which brings the companies to be more competitiva to atend this market.
Whatever the reasons that make people travei alone, all share the need for human contact, the search for social relations, but keeping their individuality as much as possible.
Tourism for single people could be a segmentation tourism market that comprises many interfaces. Therefore, those practicing the so called single tourism have a serie of preferences that tend, in some circumstances, to link themselves with other segments, for instance, the ecological tourism, adventure tourism, gls tourism, cultural tourism, among others.
The market for single people do not bases themselves only on tourism, but also on the every day aspects of modem society, since there are at present real estate projects, as well as, food products for single people and, not to mention, the entertainment business, that is the focus of this research.
Tipo
Palavras-chave
Turismo Single, Estratégia, Marketing
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Influências Ambientais sobre Organizações
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto