A inteligência comportamental como elemento de fomento ao resultado das cadeias de suprimento
Documento
Anexos
Informações
Título
A inteligência comportamental como elemento de fomento ao resultado das cadeias de suprimento
Título (EN)
BEHAVIORAL INTELLIGENCE AS AN ELEMENT TO PROMOTE RESULTS IN SUPPLY CHAINS
Autor(es)
Edson Macedo Carli
Orientador(es)
Mauro Vivaldini
Data de Defesa
14/06/2023
Resumo
Estudos relacionados à performance em cadeias de suprimentos não são novidade no meio acadêmico, assim como as análises da importância do capital humano. Contudo, os estudos usualmente apresentados neste sentido mantêm seu foco na resposta dos elementos humanos ao meio onde atuam, tratando sua capacidade de reagir, tanto ao ambiente, como às suas respostas internas, gerindo o tema na esfera da inteligência emocional. Este trabalho segue por um caminho complementar, abordando a atuação de uma organização em rede, tendo como foco a performance da cadeia de suprimentos, em sua capacidade de atender a compromissos com os clientes, à luz da inteligência comportamental, considerada como a nova fronteira da inteligência emocional por seus autores. Para tanto, este trabalho apresenta um estudo de caso de uma empresa multinacional envolvendo nove executivos ligados à sua cadeia de suprimentos, os quais desenvolveram as habilidades de inteligência comportamental ao longo de doze meses, aplicando-as em seus processos diários e como estas ações contribuíram para os indicadores de performance da cadeia de suprimentos onde a organização está inserida. Este estudo apresenta fatos, dados e percepções dos executivos envolvidos, propondo a discussão do uso da inteligência comportamental como elemento de fomento à performance da cadeia de suprimentos.
Resumo (EN)
Studies related to performance in supply chains are nothing new in academia, as well as analyzes of the importance of human capital. However, the studies usually presented in this sense maintain their focus on the response of human elements to the environment in which they operate, dealing with their ability to react both to the environment and to their internal responses, treating the subject in the sphere of emotional intelligence. This work presents a complementary path, approaching the performance of the supply chain, in its ability to meet commitments with customers, having, as the fundamentals, the behavioral intelligence, considered as the new frontier of emotional intelligence by its authors. Therefore, this work presents a case study of a Brazilian multinational company involving nine executives related to its supply chain, who developed behavioral intelligence skills over twelve months, applying them in their daily processes and how these actions contributed to the indicator performance of the supply chain where the organization is inserted. This study presents facts, data and perceptions of the executives involved, proposing the discussion of the use of behavioral intelligence as an element to promote the performance of the supply chain.
Tipo
Palavras-chave
Cadeia de suprimentos. Indicadores. Inteligência comportamental. Capital humano.
Publicado em
CARLI, E. M.; VIVALDINI, M. (Orientador). A inteligência comportamental como elemento de fomento ao resultado das cadeias de suprimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/85/100303/EDSON-MACEDO-CARLI.pdf
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes, Organizações e Sociedade
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação – PROSUP/CAPES