A Influência do Capital Social no Desenvolvimento de Empreendimentos em Estágios Iniciais: A Análise dos Ateliês inseridos no Cluster de Cerâmicas Artísticas de Cunha – SP.
Anexos
Informações
Título
A Influência do Capital Social no Desenvolvimento de Empreendimentos em Estágios Iniciais: A Análise dos Ateliês inseridos no Cluster de Cerâmicas Artísticas de Cunha - SP.
Autor(es)
Ana Cláudia Floriano da Silva
Orientador(es)
Victor Silva Corrêa
Data de Defesa
04/02/2020
Resumo
No Brasil, a taxa de empreendimentos novos vem crescendo ao longo dos últimos anos em relação aos contextos internacional e nacional (GEM, 2016). Essa afirmativa pode ser corroborada pelo fato de que, em 2018, mais de 2,5 milhões de novas empresas foram criadas no país, número 15% superior à quantidade registrada em 2017 (SERASA, 2019). No entanto, muitos encerram suas atividades comerciais antes de concluírem os primeiros 42 meses de existência. Dados indicam que uma a cada quatro empresas fecha as portas antes de completar dois anos no mercado (SEBRAE, 2019). Assim, fatores ligados à atividade empreendedora denotam relevância quanto ao desenvolvimento do negócio, entre eles, questões concernentes aos relacionamentos estabelecidos pelos empreendedores durante a trajetória de seus empreendimentos. Esta pesquisa, uma contribuição ao estudo da área, insere-se justamente neste contexto. Procurou-se investigar a influência do capital social relacional e do capital social estrutural para o desenvolvimento dos empreendimentos imersos em um cluster pertencente ao setor da economia criativa durante seus estágios iniciais. Através da apropriação de duas abordagens teóricas distintas (uma, referente à dimensão relacional do capital social, e a outra, alusiva à sua dimensão estrutural), foram investigados os empreendedores responsáveis pela criação e condução de empreendimentos. Utilizou-se a estratégia de pesquisa qualitativa de natureza descritiva, com emprego do método de estudos de casos múltiplos. Foi empregada a técnica da entrevista semiestruturada envolvendo os fundadores dos empreendimentos investigados em campo. As análises de dados estão baseadas em proposições teóricas em que evidências de campo foram contrastadas com a literatura referente a capital social. Poucos trabalhos ainda procuraram compreender a importância de fatores inerentes às dimensões relacional e estrutural do capital social ao desenvolvimento inicial dos empreendimentos. Evidências empíricas demonstram que o desenvolvimento positivo dos empreendimentos durante seus estágios iniciais é influenciado pelos dois tipos de capital social (relacional e estrutural), em especial, no que envolvem questões relacionadas à estruturação inicial do negócio, ao suporte ao empreendedor e ao alcance e à exploração de oportunidades imersas no mercado consumidor.
Resumo (EN)
In Brazil, the rate of new ventures has been growing over the last years, in relation to the international and national contexts (GEM, 2016). This statement can be corroborated by the fact that in 2018 more than 2.5 million new companies were created in the country, 15% more than the number registered in 2017 (SERASA, 2019). However, many close their business activities before completing the first 42 months of existence. Data indicates that one in 4 companies close their doors before completing two years in the market (SEBRAE, 2019). Thus, factors related to entrepreneurial activity denote relevance as to business development, among them, issues concerning the relationships established by entrepreneurs during the trajectory of their enterprises. This research, a contribution to the study of the area, fits precisely in this context. It sought to investigate the influence of relational social capital and structural social capital for the development of enterprises immersed in a cluster belonging to the creative economy sector during its early stages. Through the appropriation of two distinct theoretical approaches, one concerning the relational dimension of social capital and the other alluding to its structural dimension, the entrepreneurs responsible for the creation and management of enterprises were investigated. The qualitative research strategy of descriptive nature was used, using the method of multiple case studies. The semi-structured interview technique involving the founders of the field investigated enterprises was employed. Data analysis is based on theoretical propositions in which field evidence has been contrasted with the social capital literature. Few studies have attempted to understand the importance of factors inherent in the relational and structural dimensions of social capital in the initial development of enterprises. Empirical evidence shows that the positive development of enterprises during their early stages is influenced by both types of social capital (relational and structural), in particular involving issues related to initial business structuring, entrepreneur support and reach and exploitation. opportunities immersed in the consumer market.
Tipo
Palavras-chave
Capital Social; Redes; Empreendedorismo
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais nas Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto