A decisão de localização varejista e clusters comerciais: um estudo sobre a concentração de lojas na rua São Caetano
Anexos
Informações
Título
A decisão de localização varejista e clusters comerciais: um estudo sobre a concentração de lojas na rua São Caetano
Autor(es)
Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato
Orientador(es)
João Paulo Lara de Siqueira
Data de Defesa
25/08/2011
Resumo
A localização comercial, embora seja assunto bastante explorado na literatura varejista, inclusive em função da sua importância teórica e prática, apresenta relativamente poucos estudos sobre concentrações comerciais, notadamente quando esses estudos são realizados pela óptica da estratégia e dos clusters de negócios. A fim de contribuir para o avanço nessa área, foi feito um estudo sobre a escolha da localização de lojas de vestidos de noivas em uma concentração varejista em região específica da cidade de São Paulo, a rua São Caetano. O estudo é descritivo e predominantemente quantitativo. Os dados foram obtidos no campo por meio de dois questionários desenvolvidos com base na pesquisa bibliográfica, aplicados em amostras selecionadas por conveniência. As informações foram obtidas com lojistas ou gerentes das lojas. Pôde-se concluir com os dados obtidos no campo que se trata de um cluster comercial, e que a atuação em conjunto na opinião dos lojistas apresenta mais vantagens do que desvantagens, conforme previsto pelas teorias sobre clusters. Os benefícios identificados pelos comerciantes na região, segundo a opinião da amostra pesquisada, são a possibilidade de faturamento mais elevado do que se estiverem isolados, o menor gasto com propaganda e mais facilidade para se manter atualizado sobre os negócios. E em relação às desvantagens de pertencer à região, os entrevistados mostraram acreditar que o maior inconveniente seria a concorrência elevada e o fato de a venda depender do atendimento na loja.
Resumo (EN)
The business location, although it is a subject frequently explored in literature retailer, even in terms of their theoretical and practical importance, has relatively few studies of commercial concentrations, especially when these studies are conducted from the perspective of strategy and business clusters. To contribute to the advancement in this area was a study dane on the choice of location of stores in a bridal gown retailer concentration in a specific region of São Paulo, Rua Sao Caetano. The study is predominantly descriptive and quantitative. Data were collected in the field through two questionnaires developed based on literature, applied to samples that were selected by convenience. The information was obtained from merchants ar store managers. lt could be concluded with the data obtained in the field, it is a commercial cluster, and that the action together in the opinion of the tenants has more advantages than disadvantages, as provided by the theories about clusters. The benefits identified by traders in the region, in the opinion of the sample studied are the possibility of a higher incarne than if they were isolated, the less spent on advertising and easier to keep updated on business. What about the disadvantages of belonging to the region, respondents believe that showed the biggest drawback was the high competition and the fact that sales depend on the service in the store.
Tipo
Palavras-chave
Localização, Clusters, Clusters Comerciais
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto